Vigilância Epidemiológica realiza Mutirão de combate à dengue neste sábado
27/09/2018
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizará neste sábado (29) das 9h às 13h o Mutirão de Combate à Dengue para Controle de Vetores. A ação ocorrerá na Vila Brasil, que compreende a área 4, de Presidente Prudente. O trabalho será realizado por quatro equipes da Vigilância.
Para orientar os moradores, nesta quinta (27/9) e sexta-feira (28/9) os agentes da Vigilância Epidemiológica irão visitar as residências, para alertar sobre os tipos de recipientes que devem ser retirados e descartados no mutirão, como bacias, garradas pet e até pneus.
A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, explica que para dar o suporte à equipe haverá um caminhão da Secretaria do Meio Ambiente para realizar o recolhimento. Ela alerta que serão recolhidos apenas recipientes e não entulhos como móveis velhos e outros.
De acordo com a supervisora, essa intensificação neste mês de outubro ocorre por conta das chuvas, devido ao histórico epidemiológico. Além disso, a região da Vila Brasil sempre teve alto o Índice Breteau (IB).
“É uma região com problemas, começamos um levantamento dos fundos de vales. Pelo menos 15 fundos de vales foram analisados e onde anteriormente havíamos encontrado pernilongos, agora começamos a encontrar focos dos Aedes aegypti”, explica Bertacco.
“Neste mês de outubro por conta das chuvas sabemos que os casos começam a aumentar, a intenção é fazer essa intensificação para alertar os moradores e prevenir novos casos”.
Neste ano já foram confirmados 34 casos de dengue em Prudente. A intenção da VEM é realizar um novo mutirão no próximo sábado (6/9) para dar sequencia ao trabalho.
Na segunda-feira (1/10) será iniciado o Levantamento do Índice Rápido de Infestação (Lira) em 3.700 casas que serão visitadas em diferente setores da cidade.
Esse é o quarto levantamento que ocorre neste ano. Outros ocorreram em janeiro, maio e julho.