Vereadora pede separação de homens e mulheres nos quartos das UPAS

26/06/2023

Foi solicitada pela vereadora Miriam Brandão, na sessão ordinária dessa segunda-feira (19) na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a separação de homens e mulheres nos quartos de internação das UPAS.

A participante da Casa de Leis disse que “os pacientes reclamam que no mesmo quarto ficam internados mulheres e homens, interferindo na privacidade dos mesmos”.

Ademais, a parlamentar pediu a melhora da conservação do Ginásio de Esportes da Vil Iti e a permissão do acesso dos munícipes a ATI instalada no espaço, atualmente protegida com portão e cadeado, impedindo sua utilização.

A participante da Câmara explicou que “não há funcionário trabalhando no local e a casa do caseiro esta sendo usada por pessoas mal-intencionadas, que estão depredando a construção”.

Miriam Brandão ressaltou que em 2021 solicitou a reinstalação da academia em local aberto ao público, mas não obteve retorno.

Por fim, em seu último requerimento, a vereadora requisitou informações sobre os motivos que justificam a não instalação de piso tátil na calçada que está sendo construída na Rua Floriano Peixoto, Vila Marcondes.

A parlamentar disse que “os munícipes reclamam que não está sendo instalado piso tátiI, no qual a pessoa com deficiência visual ou com baixo índice de visão pode compreender onde se encontra e se locomover de maneira independente”.

“A referida sinalização é importante para a acessibilidade e para um sociedade mais inclusiva, pois tem um papel fundamental em nossa sociedade”, declarou.

A participante ressaltou que “a calçada fica em frente ao Poupatempo, ou seja, um local que irá receber muitos munícipes diariamente necessitando de acessibilidade”.

Por: Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR