Vereadora pede retorno de inspetores e vigias em escolas

24/04/2023

Em requerimento aprovado durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a vereadora Miriam Brandão solicitou o retorno dos cargos de inspetor de alunos e vigia diurno e noturno para escolas.

Para o pedido, a participante do Legislativo Municipal levou em consideração que “nesses últimos dias têm acontecido muitos boatos de ataques nas escolas que colocam em risco a vida dos alunos e funcionários”.

De acordo com a parlamentar, as funções do inspetor seriam “cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola, inspecionar o comportamento no ambiente escolar, orientar alunos sobre regras e procedimentos [...], ouvir reclamações e analisar fatos”.

“Em razão de todos esses boatos de invasões nas unidades escolares, é de extrema importância o retorno dos vigias tanto no período diurno, como noturno, para contribuir com a prevenção e segurança dos alunos e funcionários”, declarou.

Ademais, Miriam Brandão requisitou informações sobre a possibilidade de melhorar o trânsito na Avenida José Campos do Amaral, no bairro Rotta do Sol.

O intuito seria a melhora do acesso ao condomínio ali existente, evitando congestionamento em horários de pico. 

Para o requerimento, a vereadora levou em consideração que a avenida em questão “é a principal via de acesso, logo o fluxo de carros é muito alto” e “na altura do condomínio a avenida se estreita, dificultando ainda mais o trânsito”.

“Nessa parte estreita da avenida, existe um espaço no canteiro central para que os moradores possam adentrar o condomínio [...]. Os populares mencionam que em horário de pico, a avenida fica congestionada com a quantidade de carros parados aguardando para atravessar”, complementou.

Além disso, a parlamentar pediu informações e providências para melhorias no Residencial Florenza, como limpeza de fundo de vale, implantação de obstáculo e reparo na iluminação da Rua Ciro Moreira.

Segundo ela, na rua citada “há uma área verde que os moradores mencionam ser um fundo de vale” e “ há um buraco de grande proporção que acumula água”.

Miriam Brandão também cita que “em frente a essa área verde as luzes dos postes estão apagadas. Os vizinhos reclamam da escuridão e da falta de segurança que isso traz a eles”.

“Nessa mesma rua, populares solicitam a implantação de um obstáculo, à altura do nº 129, pois os veículos passam ali em alta velocidade, não respeitam a velocidade máxima permitida e colocam em risco a vida das pessoas”, finalizou.

(Por: Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR)