Vereadora pede melhorias em Escolas Municipais “Giseli Dalefi” e “Krisan Martin”
24/04/2023Melhorias nas Escolas Municipais “Giseli Dalefi” e “Krisan Martin”, ambas no Residencial Universitário, foram solicitadas pela vereadora Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz, durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Presidente Prudente.
A parlamentar pediu as seguintes medidas:
- Visando oferecer mais segurança aos alunos, funcionários e ao patrimônio público escolar, solicito a construção de muros nos fundos das duas escolas;
- Reparos em alguns pontos da calçada defronte à Escola Giseli Dalefi, que está com o piso danificado por raízes de árvores, o que pode causar acidentes com pedestres;
- Estudo técnico para verificar a possibilidade de erradicação de uma árvore de grande porte, no final da calçada da Escola Giseli Dalefi (Rua Mateus da Silva Peres, na confluência com a Rua Milton Pereira de Azevedo), que já danificou totalmente a calçada e está impedindo a passagem de pedestres pelo local.
Ademais, a vereadora pediu um estudo técnico para resolver o problema de alagamento, que ocorre na residência de nº 160, na Rua Luiz Alves de Almeida, no Jardim Morada do Sol.
A participante da Câmara cita que “todas as vezes que há ocorrência de chuva com volume de precipitação um pouco mais elevado na região, ocorre alagamento”.
“O problema descrito acima é antigo, pois ocorre desde que a rua foi pavimentada, há muitos anos”, informou Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz.
Por fim, a parlamentar pediu a implantação de uma rotatória, faixas para pedestres e reforço da sinalização de trânsito na Avenida Paulo Marcondes.
A medida seria na confluência com as ruas Alcides Tenório de Brito Guerra, José Choueri e Constantino Alves de Azevedo, no Jardim São Sebastião/Residencial São Matheus.
A vereadora solicitou ainda que, na inviabilidade de implantar rotatória no local, sejam implantados redutores de velocidade e demais sinalizações de trânsito nos dois sentidos da via.
Para o pedido, ela levou em consideração “as dificuldades e riscos que condutores enfrentam para cruzar essa avenida [...] mas principalmente dificuldades e riscos aos quais são submetidos os pedestres”.
Além disso, “vários acidentes de trânsito já foram registrados ao longo da Avenida Paulo Marcondes, desde colisões, choque com objeto fixo, além de atropelamentos”.
Vale ressaltar que a mesma solicitação já foi feita em 8 de novembro de 2021, no requerimento nº 2979/18. Em resposta, foi informado que o fluxo de veículos na região é menor do que em outras regiões, mas que analisariam a fim de melhorar a segurança, fluidez e mobilidade para a população.
Porém, um ano e cinco meses depois da solicitação, ainda não foram realizadas intervenções para melhorias no sistema viário da avenida.
(Por: Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR)