Vereador requisita informações sobre câmeras de segurança em escolas
23/04/2023O vereador Enio Perrone requisitou informações sobre a quantidade de escolas municipais que possuem câmeras de segurança durante a sessão ordinária de 10 de abril, na Câmara Municipal de Presidente Prudente.
Além disso, o parlamentar questionou o Poder Executivo sobre quais as escolas municipais que possuem equipamento e se há previsão de novas instalações.
De acordo com o integrante da Câmara, “a Lei N° 9.514/2017, de autoria dos Vereadores da 17ª Legislatura, torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento de segurança na escola públicas municipais”.
O parlamentar cita que, para “garantir a execução da proposta, a Câmara aprovou uma emenda ao orçamento de 2018, repassando R$ 1,6 milhão do orçamento legislativo para a Prefeitura”.
Segundo Enio Perrone, “na época, a Prefeitura informou que a ‘execução gera custos e despesas ao município tornando inviável’, e que a prioridade seria em ‘manter as crianças nas escolas com aula, bem como a manutenção de serviços de infraestrutura’”.
“Diante dos últimos acontecimentos gravíssimos de violência resultando em morte, casos de São Paulo e Blumenau, verifica-se cada vez mais necessidade de equipamentos de segurança nos ambientes escolares”, acrescentou.
Por fim, em outro requerimento, o vereador pediu a reforma dos banheiros do Parque do Povo e funcionários para manter a limpeza e conservação do local.
O membro do Legislativo municipal argumentou que “os banheiros [...] se encontram em péssimo estado de conservação, necessitando de reforma e conservação diária, para melhor atender os munícipes que utilizam o local”.
De acordo com o parlamentar, “além da péssima conservação, os munícipes têm receio de utilizar os banheiros, com a preocupação de serem assaltados, e as senhoras serem incomodadas, pois não há segurança no local”.
“Por conta desses problemas, os usuários têm procurado os estabelecimentos próximos para utilizar os banheiros, trazendo a lotação nos mesmos”, finalizou.
(Por Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR)