Vereador pede Informações sobre possível criação de Guarda Civil
22/04/2023
O vereador Tiago Oliveira requisitou durante a sessão ordinária de 10 de abril, na Câmara Municipal de Presidente Prudente, informações sobre a possibilidade da criação da Guarda Civil no município.
O parlamentar argumentou que “de acordo com a Lei Federal nº 13.022/14 [...] a competência da Guarda Municipal é a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município, possibilitando também a colaboração com os demais órgãos da Segurança Pública”.
Além disso, o presidente do Legislativo municipal levou em consideração que “qualquer município poderá criar a Guarda Municipal, independente de quantitativo populacional”.
“O município deverá organizar a lei de criação da Guarda Municipal, aprovada na Câmara e sancionada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal”, finalizou.
Ademais, em outro requerimento, o vereador fez os seguintes questionamentos ao Poder Executivo sobre a infestação de pombos nas praças centrais de Presidente Prudente:
· A Prefeitura tem algum projeto para resolver o problema da sujeira causadas pelos pombos?
· A secretaria responsável apresentou soluções sobre a questão?
Tiago Oliveira sugeriu que “é necessário uma reunião para debater o assunto; que haja interação entre o Pároco da Catedral São Sebastião, membros da Prefeitura e afins, com máxima urgência”.
O parlamentar ainda exemplificou que a “cidade de Londres colocou [...] picos anti-pássaros instalados nos galhos das árvores, impedindo que as pombas pousem nos galhos. Medida que fez com que os pombos se afastassem dos grandes centros”.
Por fim, em seu último requerimento, o Presidente da Câmara solicitou que a operação tapa-buracos contemple a Estrada Sete Copas, que dá acesso a Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
(Por Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR)