VEM faz nebulização no Bongiovani e Cedral; ação conjunta da Prudenco recolhe inservíveis
27/04/2022
Atécnica de nebulização é realizada após a confirmação de casos positivos para dengue no entorno.
Na manhã desta quarta-feira (27/04), a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), realizou trabalhos de nebulização no Jardim Bongiovani e no Parque Cedral para conter o avanço do Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.
A Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), em ação conjunta no combate à dengue, também recolheu materiais inservíveis do Parque Cedral e Cecap, como móveis antigos, por meio do Cata-treco, que também podem servir como criadouros do mosquito.
De acordo com a educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, os locais foram escolhidos para receber a nebulização após a confirmação de casos positivos para dengue naquele entorno. “A nebulização é uma técnica específica para eliminar mosquitos em fase adulta, quando há a confirmação da presença do vírus, porém, não é eficaz na etapa aquática, na fase larval, por exemplo”, explicou a educadora.
Ainda segundo Sahu, a nebulização é aplicada num raio de aproximadamente nove quarteirões do caso positivo, com o objetivo de desacelerar a transmissão.
No decorrer da semana, outros bairros receberão estas ações, conforme a necessidade verificada pela equipe da VEM.