VEM divulga balanço de 2021 com 2.194 casos de Dengue e cinco positivos para Chikungunya

10/01/2022

A Vigilância Epidemiológica Municipal de Presidente Prudente (VEM) divulgou o balanço dos casos positivados em 2021, com 2.194 casos confirmados para Dengue, sendo 2.150 autóctones e 44 importados, e cinco positivos autóctones de Chikungunya.

O município também registrou um óbito causado pela dengue, em maio de 2021, conforme divulgado anteriormente. A vítima foi uma senhora de 74 anos, moradora da Vila Santa Tereza. 

Conforme o alerta da VEM, há transmissão recente em ambas as doenças. O cenário atual, com o aumento das temperaturas e a intensificação das chuvas, favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, são números alarmantes, que precisam de atenção. “Chamamos a atenção dos profissionais de saúde, bem como da população, para que se atentem quanto aos sinais, sintomas e para as medidas de combate e prevenção”.

Segundo a VEM, as medidas contra a disseminação da Dengue, Zika e Chikungunya são devem ser preventivas. “A melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água, para evitar a reprodução do mosquito. Os munícipes precisam de muita atenção e de cuidado com seus quintais, principalmente neste período do ano”, afirmou Elaine.

A supervisora ressalta sobre os riscos que podem ser causados pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. “São doenças com potencial de acometimento de um grande número de pessoas e risco de evolução para quadros graves, podendo levar a óbito ou deixar sequelas. No caso do Zika, por exemplo, pode provocar microcefalia nos fetos, quando acometido em mulheres durante os primeiros meses de gestação”, explicou Bertacco.

Sinais e sintomas:

- Dengue: febre alta, de início imediato e sempre presente, dores nas articulações moderadas, manchas vermelhas na pele e coceiras podem ser apresentadas. Vermelhidão nos olhos não é um sintoma;

Chikungunya: febre alta, de início imediato e quase sempre presente, dores nas articulações intensas em quase 90% dos casos, manchas vermelhas podem se manifestar nas primeiras 48 horas, coceira em 50 a 80% dos casos com intensidade leve e vermelhidão nos olhos apresentada;

Zika: febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele quase sempre presente e com manifestação nas primeiras 24 horas, coceira e vermelhidão nos olhos também podem ser apresentadas.

Em caso de suspeita, a Vigilância Epidemiológica Municipal de Presidente Prudente orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.