UPAs e PAs voltam atender todas as patologias de urgência e emergência a partir de sábado
16/03/2022
Os Prontos Atendimentos (PAs), Jardim Santana e Cohab, também retornarão aos atendimentos habituais a todos os casos clínicos, das 19h às 7h durante a semana, e 24 horas nos finais de semana.
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), com base nos índices e indicadores das últimas semanas, decidiu por retomar a normalização dos atendimentos. A partir de sábado, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), zona norte e Ana Jacinta, voltarão a atender todas as patologias de urgência e emergência.
Os Pronto Atendimentos (PAs), Jardim Santana e Cohab, também retornarão aos atendimentos habituais a todos os casos clínicos, das 19h às 7h durante a semana, e 24 horas nos finais de semana.
Segundo explicação do secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, com essas alterações, os atendimentos das UPAs e PAs retornarão à normalidade, como aconteciam antes da pandemia.
Considerando os índices e como medida de manutenção e suporte aos munícipes, o Centro de Apoio e Testagem da Cohab será mantido, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, para atendimento médico, medicação e testagem de sintomáticos respiratórios.
Balanço das últimas semanas
Os dados levantados pela Sesau, em relação aos atendimentos médicos da Rede de Urgência e Emergência (RUE) de Presidente Prudente nas últimas semanas, composta pela UPA Zona Norte, UPA Ana Jacinta, PA Santana, PA Cohab e Centro de Apoio e Testagem Cohab, mostram uma desaceleração na assistência aos sintomas gripais. Conforme o gráfico, entre 17 e 23 de fevereiro, 70% dos atendimentos da RUE eram a pacientes com sintomas gripais. Na última semana, entre 07 e 13 de março, esse percentual caiu para 32%.