UPA da Zona Norte tem fluxo intenso de pacientes no 1º fim de semana
03/07/2018A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Aloísio Muniz de Andrade tem tido fluxo intenso de pacientes desde a sua inauguração, na tarde do último sábado (30/06). Com capacidade para receber até 9 mil pacientes por mês, a UPA do Jardim Guanabara será referência para bairros populosos das zonas norte e leste, como Brasil Novo, Humberto Salvador, João Domingos Netto e os distritos.
Apenas nos dois primeiros dias completos de atendimento, 850 pacientes passaram pelo prédio, sendo aproximadamente 350 no domingo (01/07) e 500 na segunda-feira (02/07). Conforme a enfermeira coordenadora da unidade, Zuleica Preti, a equipe é composta por 80 profissionais, que trabalham em escalas para manter o serviço em funcionamento 24 horas por dia.
Com mais este reforço na assistência à saúde pública, o município conta agora com quatro portas de entrada para urgência e emergência – além dela, há ainda a UPA do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, o Pronto Atendimento da Cohab (Cohabão) e do Jardim Santana.
“É importante ressaltar que é a UPA é um serviço dedicado a atender urgência e emergência, como um Pronto Socorro municipal. Casos mais simples devem continuar a ser direcionados para a Unidade Básica de Saúde (UBS)”, esclarece a coordenadora.
Com 1.860 m² de área construída, a UPA da zona norte é 360 m² maior do que a unidade do Ana Jacinta. Conta com sala de raio-x, eletrocardiograma, salas de inalação, medicação, sutura, curativos e farmácia. A unidade também dispõe de cinco consultórios médicos, salas de observação com seis leitos masculinos, seis leitos femininos e sete pediátricos.
Na sala de emergência, o acesso é pela entrada lateral, com capacidade para atender até sete pacientes simultaneamente. O prédio ainda reserva espaço para necrotério, almoxarifado, vestiário e copa para funcionários e setores administrativos.
Conquista histórica
A inauguração da segunda UPA prudentina é resultado de um esforço significativo do Governo de Presidente Prudente, de forma a conseguir suportar o custeio da unidade e ainda manter os PAs do Jardim Santana, Cohab e a UPA do Ana Jacinta. Com isso, a cidade possui agora quatro portas de entrada de urgência e emergência municipais, muito além de cidades de porte semelhante, como Marília (que conta com um PA e uma UPA) e Araçatuba (que dispõe de apenas um Pronto Socorro municipal).
Dr. Aloísio
A UPA da Zona Norte carrega o nome do doutor Aloísio Muniz de Andrade, falecido em 2016, aos 52 anos. O médico era formado pela Universidade Federal de Rio Grande (RS), com residência em Clínica médica no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (SP) e residência em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de São Paulo. A homenagem foi sugerida por representantes da classe médica prudentina, abraçada pelo prefeito Nelson Bugalho.