Um ano de vacinação contra Covid-19 em Prudente: conquistas, desafios e projeções futuras

21/01/2022

 

No dia 21 de janeiro de 2021, a esperança contra a Covid-19 chegou para os moradores de Presidente Prudente, e nesta sexta-feira, a ação histórica completa um ano. Os imunizantes tão aguardados pela população começaram a ser aplicados em massa no município, e com a adesão positiva, o plano vacinal ganhou força, confiança, e segue marcando histórias em toda a cidade.

Ao longo dos 12 meses, Prudente contou com o trabalho da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) para que as vacinas fossem separadas, distribuídas entre as 27 unidades de saúde do município, e devidamente aplicadas nos cidadãos. No dia 21 de janeiro de 2021, a primeira remessa de vacinas, com 4.880 doses da coronavac, chegou a Prudente e a primeira contemplada com a dose foi a servidora e auxiliar de enfermagem, Odete Rosa de Souza, de 61 anos.

Após o recebimento dos lotes, o cronograma de vacinação ganhou forma, e separou como grupos prioritários pessoas com mais de 90 anos e profissionais da área da saúde atuantes na linha da frente. Em seguida, entre os meses de fevereiro e maio, o público de 80, 70 e 60 anos, pessoas portadoras de comorbidades e de deficiências (PCD), começaram a receber a vacina, inclusive na modalidade drive-thru.

De acordo com o ‘Vacinômetro’, o município registrou no dia 01 de junho a marca de  100 mil doses aplicadas, e seguiu perseverante na diminuição de diagnósticos, ocupação de leitos e mortalidades. No dia 15 de junho, a boa notícia da vacinação foi para aqueles que possuíam 50 anos,e até aquele momento, 32,4% da população prudentina havia tomado a primeira dose.

O avanço da imunização foi crescente, e destacamos algumas marcas alcançadas. No mês de julho, seis meses do início da vacinação, o público de até 30 anos de idade já poderia receber a vacina contra a Covid-19. De acordo com a VEM, 55,1% da população estavaimunizada, sendo 126.836 pessoas com a primeira dose, e 49.493 que completaram o esquema vacinal com as duas ou dose única, totalizando 176.329 vacinas aplicadas.

Para a população jovem e adolescente de Prudente, a imunização da tão esperada 1ª dose foi realizada no mês de agosto, rendendo muitos sorrisos e esperança que dias melhores estavam por vir.

Com o objetivo de imunizar os moradores acima de 18 anos, e que ainda não haviam conseguido tomar a dose, a prefeitura municipal realizou duas edições do ‘Vacina Fest’, 24 horas de vacinação no estacionamento do paço. No dia 24/08, o município ultrapassa novamente a marca de vacinação, e chega ao número de 250 mil doses aplicadas.

Além disso, a gestão municipal realizou diversos plantões noturnos nas unidades de saúde, e vacinações em dias especiais para os “atrasados”. No dia 08/09, a Vigilância divulgou a porcentagem de que 96% da população adulta já estava vacinada, e do início da aplicação da dose adicional em idosos com 85 anos ou mais, que posteriormente, também seguiria para as demais faixas etárias.

Na última segunda (17/01), a imunização em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas, foi iniciada. Representando o público-alvo infantil, a primeira a receber a dose de amor foi a prudentina Julia Goi Carvalho, de seis anos, com Síndrome de Down. Na semana que vem, tem início a vacinação de crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades. (Colaboração- Isabela Gomes)