Startup acelerada pela Inova ajuda pais com recomendações e conteúdo para crianças
03/08/2020
Não há mais como duvidar que a internet tem sido um meio bastante utilizado para diferentes tipos de pesquisas, principalmente quando se trata da experiência de outras pessoas com determinado lugar ou produto. As plataformas e aplicativos de recomendação vêm ganhando mais força, justamente para que os perfis possam expor suas opiniões para que outras pessoas possam estar atentas e saibam através de suas vivências aquilo que vale a pena ou não experimentar.
A partir do desejo de agregar para esse meio, a mãe e empreendedora Letícia Vieira resolveu tirar sua ideia do papel e colocar em prática. Ela deu vida a Love4Kids, uma plataforma de recomendação de lugares para crianças que surgiu de uma necessidade ao fazer uma viagem em família, quando se deparou com a falta de conforto e informações, o que lhe rendeu um grande estresse.
Ela explica que para essa realização passou por diversos cursos até chegar à fundação. “Em Prudente, começamos a fazer alguns cursos e vim à na Inova depois que um professor me falou pra procurar essa incubadora. Ele me passou alguns contatos e nos envolvemos com o networking local e depois veio aceleração com a Inova”.
Com a Love4Kids, Letícia foi uma das startups aceleradas pela Inova Prudente na segunda edição do edital de fomento, em 2019 e, antes, participou da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente). Na época, 20 projetos foram escolhidos para passar por uma série de workshops, mentorias e palestras para que pudessem desenvolver suas ideias. Em seguida, 10 foram selecionados para receber uma bolsa auxílio de mil reais e a empreendedora foi um deles.
“Gostei muito dos cursos que foram oferecidos, acredito que foram fundamentais e a equipe agregou muito com isso. Os profissionais foram realmente fundamentais para termos ideias novas e para fazer com que pensássemos de forma mais rápida e fazermos as correções necessárias”, destaca.
A empreendedora conta que o processo foi importante para ter ideias novas e trocar feedbacks. Um ponto ressaltado por ela foi poder participar do Empreenda Sebrae, que fazia parte do cronograma, o que a ajudou a perder o medo de falar em público. “No empreenda do Sebrae foi falado que a empresa ou o negócio é a sua cara, então você tem que se apresentar. Inclusive, tive feedback positivo de pessoas que disseram que eu estava conseguindo falar e me expressar”.
Referente ao surgimento da ideia, Vieira conta que na procura por locais de interesse das crianças existem muitos que são bons, mas que a falta de divulgação e de mais informações dificultam o acesso dos pais quando precisam de alguma referência. “Identificamos a necessidade de obter indicações de outros pais nos contando sobre lugares que eles já frequentaram dando dicas para facilitar os passeios, orientações para não levar bagagem extra e encontrar tudo o que precisávamos no próprio destino, nos proporcionando momentos mais prazerosos”.
Durante a pandemia, a empreendedora conta que renovou alguns conteúdos e desenvolveu algumas atividades para indicar para que as mães pudessem fazer com os filhos durante o período, mas que chegou um determinado momento que foi necessário mudar novamente. “Voltamos com conteúdo sobre retorno das aulas, abrimos espaço para elas falarem e, como muitas vão trocar de escolas, estamos aproveitando para que façam recomendações e ajudem as outras mães a escolher sem sair de casa”.
A empresária e jornalista Karina Felício acompanha a Love4Kids desde o começo e destaca a qualidade dos conteúdos publicados. “Sempre que preciso de recomendação vou lá olhar os feedbacks de outras mães, desde escolher a escola da minha filha até pra fornecedores de festa. A parte que mais me chama atenção são os eventos, quando estavam liberados, e os restaurantes que possuem espaço Kids e avaliação na plataforma”.
Plataforma – Letícia explica que através dela as mães dão dicas para outras mães fazendo recomendações de lugares que são receptivos aos bebês e as crianças. Também é possível, por meio de um login, fazer um cadastro de lugares de passeios, festa infantil, escolas e lojas, onde contam suas experiências facilitando para outros responsáveis na hora de escolherem e também saber o que levar ou não.
Outro ponto importante é a explanação de eventos na cidade que podem ser encontrados com facilidade na plataforma com todas as informações necessárias. “Ela reúne eventos infantis, então essas mães vão saber aonde ir com seus filhos no final de semana”, conta Letícia.
A empreendedora diz ainda que algumas mudanças foram feitas desde o processo de aceleração que participou no ano passado. “Comecei a engajar mais nas redes sociais pra levar o público pra plataforma, explicar como funciona e o que ela oferece. Montei esquema de recompensa por recomendações”, conclui.
Serviço – Para saber mais, é possível acessar o site www.love4kids.com.br