Setur recebe certificação do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo

20/04/2022

 

 

Presidente Prudente passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo. O certificado foi emitido nesta quarta-feira (20/04) e assinado pelo Ministro de Estado do Turismo, Gilson Machado Neto. A certificação é um documento que contempla a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Prudente, que atendeu os requisitos necessários.

Para receber a certificação, a Setur, através do trabalho conduzido pelo secretário Adolfo Padilha, e a equipe formada pelos servidores Miguel Francisco, Carol Ximenez e Mayara Lourenção, que fizeram alguns ajustes na área do turismo, em ações como: legalização do Conselho de turismo, cadastramento das empresas de turismo no Cadastrur, além da oficialização da Secretaria Municipal de Turismo, dentre outras ações.

A próxima etapa é a certificação da Rota Turística Sol do Oeste, sendo que 70% dos municípios que integram a Rota já concluíram o processo, para liberação desta certificação.  Para poder receber o recurso, é preciso concluir o processo de certificação de todos os municípios da Rota Turística Sol do Oeste. 

O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, dividiu o Brasil por regiões e rotas turísticas. Prudente compõe a rota Turística Sol do Oeste que, além de Prudente, integram outros municípios, como Rancharia, Caiabu, Adamantina, Panorama, Paulicéia e Presidente Epitácio.

“Prudente é a liderança, é a cidade interlocutora da região turística Sol do Oeste junto a Secretaria Estadual de Turismo. Essa é uma importante certificação, pois Prudente está atendendo a uma demanda estadual e do Ministério do Turismo. Posteriormente, podemos buscar o credenciamento do município para receber recursos”, declarou o assessor da secretaria, Miguel Francisco.

O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de oito eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.