Sesau e SESMT realizam treinamento às equipes que atuarão nas unidades de testagem

07/01/2022

 

Nesta quinta e sexta-feira, 06 e 07 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), juntamente com o SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho) e a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), realizaram um treinamento para as equipes que atuarão nas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, em especial aos enfermeiros que integram a rede municipal.

 

A capacitação abordou temas como paramentação e desparamentação, notificação das síndromes respiratórias, deliberações vigentes no contexto epidemiológico, execução dos exames RT-PCR e testes rápido de antígeno covid.

De acordo com assessor de secretaria da Sesau, Jefferson Saviolo, os atendimentos das duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, tanto a Jardim Santana quanto a do Cohabão, serão iniciados com profissionais da rede municipal, até que o processo de seleção dos novos contratados seja concluído pelo Ciop. “Fizemos o treinamento com nossa equipe, neste primeiro momento. Quando o Ciop assumir o serviço, também oferecemos o treinamento à nova equipe. Um dos objetivos do treinamento é a realização correta dos testes”, explicou o assessor.

Sobre as unidades de apoio

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), viabilizará a partir de segunda-feira, 10 de janeiro, duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, uma em cada extremo da cidade. Os locais selecionados foram a UBS Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e o anexo da UBS do Jardim Santana. Os novos serviços terão acessos diferentes aos já utilizados pela população para atendimento nessas unidades, que seguirão com suas rotinas habituais de trabalho.

Essas duas unidades de apoio funcionarão das 8h às 17h, de segunda a segunda, para testagem, atendimento médico e agendamento de exames. O objetivo é dar suporte às unidades básicas de saúde e desafogar os atendimentos nas UPAs, além de oferecer mais dois locais de atendimento à população.