Seminário de “Direito à Educação Inclusiva” promove debate entre profissionais da educação

02/09/2022

 

Evento ocorreu nesta sexta-feira, com palestras sobre o "Direito à Educação Inclusiva" e "Políticas Públicas do Atendimento Educacional Especializado"

 

Na manhã desta sexta-feira (02/09),ocorreuna 29ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) o seminário de “Direito à Educação Inclusiva". O evento foi organizado para promover o debate qualificado, visando o direito à educação inclusiva, e teve como objetivo sensibilizar a rede de proteção, profissionais da educação, integrantes do Ministério Público e demais atores da justiça.

A mesa de abertura foi composta pelo Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, procurador de justiça e diretor da escola superior do ministério público;pelo prefeito Ed Thomas; pelo presidente da câmara Demerson Dias; o presidente da 29ª subseção da OAB, Wesley Cotini; pelo  promotor da infância e juventude, Dr. Marcos Akira Mizuzaki; as vereadoras Joana D'arc e Miriam Brandão; e o vereador da cidade de Pirapozinho, Claudinei Dinelo.

O evento teve início com a palestra "Direito a Educação Inclusiva" com a promotora de justiça e coordenadora da equipe multiprofissional do ministério público do estado de São Paulo, Sandra Lúcia Garcia Massud, e teve com o mediador o promotor de justiça Cláudio Santos Machado. Como debatedora, participou Francisca Maria Chagas, assessora da secretaria municipal de educação.

No segundo momento, foi realizada a palestra "Políticas Públicas do Atendimento Educacional Especializado" com a promotora de justiça Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro, e como mediador o promotor de justiça Gustavo Tamaoki, e, como debatedor, o promotor aposentado Luiz Antônio Miguel Ferreira.

O seminário também contou com a participação da intérprete de LIBRAS Fernanda Diamante e com o público composto por integrantes da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria Regional de Ensino e do Ministério Público do Estado de São Paulo.

A assessora de secretaria da Seduc (Secretaria de Educação), Francisca Chaves, enfatizou “Precisamos preparar toda sociedade para que a inclusão efetiva aconteça”, e frisou a importância de ampliar as políticas públicas no município para garantir a inclusão, não só noambiente escolar, mas em toda sociedade”.