Seduc viabiliza inscrições para cursos de formação pela escola FNDE/MEC
27/02/2023A Formação pela Escola (FPE) é um programa de formação continuada, podendo participar: professores, diretores, vice-diretores, professores coordenadores, supervisores de ensino, funcionários e conselheiros.
A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) está ofertando vagas para cursos de formação oferecidos pela escola do Ministério da Educação (FNDE/MEC). São cursos na modalidade à distância online, visando capacitar profissionais da educação, conselheiros e cidadãos, com o objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
A Formação pela Escola (FPE) é um programa de formação continuada, podendo participar: professores, diretores, vice-diretores, professores coordenadores, supervisores de ensino, funcionários e conselheiros.
Os cursos são oferecidos em duas modalidades: cursos com tutoria e cursos sem tutoria. Na Secretaria Municipal de Educação, a tutora é a coordenadora pedagógica Dra. Dulcinéia Beirigo, que tem como característica a disponibilização do tutor para orientar e acompanhar pedagógica e tecnicamente os participantes, além de auxiliá-los em sua motivação. Os participantes acessam o material didático, participam de fóruns, realizam as atividades de estudo e, posteriormente à atividade final (avaliativa), podem obter o certificado.
Nos casos de cursos sem tutoria, os mesmos são autoinstrucionais, ou seja, sem orientação e acompanhamento de tutores. Os participantes acessam o material didático, realizam as atividades de estudo (não avaliativas), submetem a atividade final (avaliativa) e podem obter o certificado.
Para 2023 a previsão da Seduc é oferecer os seguintes cursos com tutoria:
Mês de março: duas turmas com 40 participantes cada para o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola); para o mês de abril ou maio serão disponibilizadas: duas turmas com 40 vagas cada para o Censo Escolar; maio ou junho: um turma do PAR (Plano de Ações Articuladas) e um turma de Competências Básicas; julho ou agosto: os temas poderão ser repetidos para atender a lista de espera ou, se o sistema estiver ativo, a secretaria municipal da educação poderá abrir turmas para o tema FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) que, será dado preferência pois, há anos a Seduc aguarda formação nesta temática.