Seduc participa de Seminário Internacional sobre Altas Habilidades e Superdotação
14/04/2025
O evento foi realizado no anfiteatro do Departamento de Educação da Unesp Bauru.
A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc), representada pelos supervisores de ensino, Lane Gouveia e Evandro Massarotti, e pela coordenadora pedagógica Cristiane Píperas, participaram do Seminário Internacional de Altas Habilidades ou Superdotação - Brasil e México, que aconteceu nos dias 09,10 e 11 de abril, na cidade de Bauru (SP).
O evento, realizado no anfiteatro do Departamento de Educação da Unesp Bauru, reuniu renomados pesquisadores da área, brasileiros e mexicanos, para discutir práticas, desafios e perspectivas no atendimento de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação.
De acordo com Cristiane Píperas, que é coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva da Seduc, o município de Presidente Prudente tem buscado avançar nas políticas de educação especial para altas habilidades e superdotação, como a participação em eventos relacionados à temática, por exemplo.
Ainda segundo a coordenadora, a Seduc tem promovido um trabalho para identificar novos alunos da rede municipal com altas habilidades e superdotação, além de intervenções a um grupo de estudantes que já são atendidos.
Píperas explica que estudantes com altas habilidades e superdotação fazem parte do público-alvo da Educação Especial. Segundo a Política Nacional de Educação Especial de 2008, os alunos que são identificados demonstram potencial elevado nas áreas acadêmica, intelectual, liderança, psicomotora e artes de forma isolada ou combinada. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.