SAS se reúne com Agência Francesa em busca de projetos a mulheres em situação de violência
19/09/2022
A reunião tratou sobre políticas de atendimento a mulheres em situação de violência e alternativas para a promoção da autonomia.
Nesta sexta-feira (19/09), na cidade de São Paulo, a secretária Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente (SAS), Clélia Tomazini, e a assessora de secretaria, Elô Teixeira, participaram de uma reunião com a Agência Francesa de Desenvolvimento, representada por Guylaine Hor e Laetitia Dufay, que tratou sobre políticas de atendimento a mulheres em situação de violência e alternativas para a promoção da autonomia.
O encontro contou também com a presença de gestores municipais de Araraquara e de Campinas, cidades que, assim como Prudente (em consórcio com Martinópolis, Narandiba, Bernardes, Epitácio, Rancharia, Regente e Taciba), possuem unidades da Casa Abrigo, destinadas ao acolhimento de mulheres vítimas de violência e filhos menores de dezoito anos.
A reunião tratou sobre diferentes pautas relacionadas às mulheres, com destaque para a inserção ou reinserção das vítimas no mercado de trabalho por meio de parcerias com a iniciativa privada. “Trocamos experiências e discutimos ideias. A partir daí, um projeto piloto será implantado, começando por Campinas, que será intermediado pela Agência Francesa de Desenvolvimento”, explicou a secretária.
Sobre a Casa Abrigo de Prudente e municípios consorciados
O ‘Serviço de Acolhimento Institucional – Casa Abrigo’, inaugurado em agosto de 2021, conta com a adesão de Presidente Prudente e mais sete municípios: Martinópolis, Narandiba, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Rancharia, Regente Feijó e Taciba, destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência e seus filhos, crianças ou adolescentes.
A residência onde essas vítimas são acolhidas é de extremo sigilo. A gestão financeiraé de responsabilidade do Ciop. Já a contratação e gestão dos funcionários são realizadas pela Organização Social ‘O Amor é a Resposta’, designada pelo Estado.