SAS promove Caminhada no Calçadão de PP para marcar Dia de Combate ao Trabalho Infantil

07/06/2023

Além da mobilização, haverá o oferecimento de serviços de saúde aos munícipes, incluindo vacinação contra gripe.

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), promove neste sábado, dia 10, a partir das 9h, uma caminhada no Calçadão da Maffei, também como iniciativa de apoio e conscientização à causa.

Além da mobilização, haverá a oferta de serviços de saúde aos munícipes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), iniciativa privada e instituições, como vacinação contra a gripe, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, prevenção odontológica e testes rápidos para a detecção de HIV e sífilis, além da entrega de panfletos, preservativos e orientações.

Monumento decorado

A Praça do Centenário, onde está localizado o monumento ‘Eu Amo Prudente’, ganhou uma decoração especial com cata-ventos, símbolo da campanha que representa os cinco continentes, ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil, que objetiva sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes. 

Segundo Clélia Tomazini, secretária da SAS, o trabalho infantil precisa ser denunciado, pois os prejuízos causados às crianças e aos adolescentes são imensuráveis. “O trabalho infantil retira os direitos das nossas crianças e os colocam em situações de risco iminente”.

O prefeito Ed Thomas também comentou sobre a importância de preservar a integridade das crianças e dos adolescentes, debatendo o assunto e mobilizando a população. 

Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região

A Prefeitura de Presidente Prudente também integra as entidades que compõem o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região.

Com o objetivo de garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente, foi criado e, simultaneamente instalado, aos 6 de março de 2015, durante ciclo de palestras no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região (FPETI-PPR).