SAS e CMDCA capacitam rede de proteção para aprimorar Serviços de Acolhimento

01/04/2022

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), concluíram nesta sexta-feira (01/04) a primeira capacitação da rede de proteção da criança e do adolescente, que reuniu de cerca de 80 pessoas, nos dias 30, 31, concluindo hoje no auditório da Fundação Inova Prudente.

A formação é organizada pelo CMDCA em conjunto com SAS, através da Secretária de Assistência Social e primeira-dama Clélia Tomazini, que falou da importância do evento que tem como foco a capacitação e o fortalecimento da rede de proteção.

“O objetivo maior é promover o trabalho em rede”, explica a secretária da SAS. “É uma formação que permite articular o aprimoramento dos serviços de convivência e acolhimento da criança e do adolescente”, completa.

O curso intitulado “Formação e Assessoria para aprimoramento dos Serviços de Acolhimento para coordenadores e trabalhadores dos Serviços de Proteção Especial e Conselheiros Tutelares”, tem como objetivo promover uma capacitação continuada dos integrantes da rede de proteção, que é uma prerrogativa do conselho no que diz respeito ao sistema de garantias de direitos, como explica a  presidente do CMDCA, Fabiana Sales Macedo.

“A proposta é de melhorar os serviços e garantir que o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente seja efetivado, visando à proteção da criança e do adolescente com foco nos serviços de acolhimento”, explicou a presidente do Conselho.

Participaram da capacitação a rede de proteção que abrange os serviços de acolhimento e proteção: assessora da SAS e presidente do Conselho  Municipal da Assistência Social, Elô Teixeira, Conselhos Tutelares, membros do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Cras (Centro de Referência de Assistência Social); Conselhos de direitos, além das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e demais entidades.

No encontro as especialistas em assistência social vindas de Londrina-PR, Maria Luiza Rizzotti e Márcia Lopes apresentaram estudos e ministraram a capacitação “Desafios da Atuação em rede Presidente Prudente”.