Prudente recebe Comitê Paralimpico, que avalia implantação de Centro de Referência

11/02/2022

 

A vistoria integra uma etapa do projeto elaborado pela equipe da Semepp, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), enviado ao Comitê Paralímpico Brasileiro, para credenciar o Complexo Aquático ‘Antônio Macca’ como Centro de Referência.

 

Na manhã desta sexta-feira (11/02), a cidade de Presidente Prudente recebeu o representante técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Filipe Barboza, supervisor do Projeto ‘Centro de Referência’, que veio ao município para vistoriar o Complexo Aquático ‘Antônio Macca’ do Centro Olímpico e o Parque de Uso Múltiplo (PUM). A inspeção foi acompanhada pelo prefeito Ed Thomas, pelo secretário Municipal de Esporte (Semepp), André Domingos, pelo médico da Semepp, Breno Casari, e pela técnica desportiva da equipe de natação PCD, Micheline Cardoso.

 

A também visita contou com a presença dos vereadores Professor Negativo, Miriam Brandão, do coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho e de técnicos da Secretaria Municipal de Esporte.

 

A vistoria integra uma etapa do projeto elaborado pela equipe da Semepp, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), enviado ao Comitê Paralímpico Brasileiro, para credenciar o Complexo Aquático ‘Antônio Macca’ como Centro de Referência, programa que visa a ampliação do atendimento à pessoa com deficiência e fomentar o esporte paralímpico em todo o país.

 

De acordo com o supervisor do projeto, Filipe Barboza, a visita a Presidente Prudente teve como objetivo conhecer as estruturas e acessibilidades. “Já conhecíamos por foto e já tínhamos conhecimento da grandiosidade da estrutura e do trabalho realizado aqui”.

 

Caso firmada a parceria, será viabilizada a contratação de recursos humanos e a compra de materiais esportivos. “A ideia inicial é começar pela natação, que já possui uma equipe consolidada, porém, queremos ampliar e integrar outras modalidades paralímpicas, como o atletismo, por exemplo, atendendo toda a região”, relatou o representante técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

 

“A estrutura que Presidente Prudente possui em piscinas é impressionante. Uma piscina de tamanho oficial, Olímpica, com aquecimento, coberta, é um diferencial absurdo. Acreditamos que a cidade tem tudo para ser mais um lugar de referência”, relatou Barboza.

 

O Projeto ‘Centro de Referência’ conta, atualmente, com 27 unidades, a maioria em capitais. No Estado de São Paulo, são cinco: capital, Itu, Ribeirão Preto, Caieiras e Taubaté. Caso consolidado o Projeto, Presidente Prudente será a primeira unidade do interior paulista. “Nossa ideia é buscar locais, polos, capazes de atender toda uma região, para ampliar e descentralizar o atendimento à pessoa com deficiência, sem que seja necessário ela se deslocar por longas distâncias para receber um atendimento de qualidade no âmbito esportivo”, concluiu Filipe.

 

Segundo André Domingos, secretário da Semepp, a visita de Filipe é de grande importância para o município e um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado pela equipe de natação PCD. “Em nome de todos, cito a Micheline, que acreditou em um projeto que ninguém acreditava e lutou por ele. Hoje estamos aqui, colhendo os frutos. Agradeço a vinda do Filipe e espero que o projeto seja consolidado, para que possamos atender, ainda mais, esse público que tanto merece e que é tão importante na nossa sociedade”.

 

O prefeito Ed Thomas declarou que o dia de hoje é muito importante para Presidente Prudente e que o Projeto do Centro de Referência vai ao encontro da bandeira que defende há anos, da inclusão e, em especial, do autismo. “Nós, que já temos campeões, agradecemos os profissionais que se dedicam a esse projeto. Agradecemos ao Filipe, representante do Governo Federal, que veio até aqui para somar. Prudente é grandiosa e inclusiva”.

A equipe de natação PCD da Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente

Hoje, o projeto conta com 45 atletas, desses, 20 estão em treinamento para competições regionais, estaduais e nacionais.

Dentre os atletas prudentinos, Lucas Henrique Santana Rodrigues já conquistou o 1º lugar no campeonato brasileiro da categoria.

Também é destaque a nadadora Andressa Moreira, que já garantiu o título do campeonato brasileiro escolar.

A técnica da equipe, Micheline Cardoso, ainda destaca Dayara Cardoso, que foi convocada para integrar a seleção brasileira de jovens.

Além dos atletas, a equipe de profissionais também é referência nacional. A técnica Micheline Cardoso e Breno Casari já foram convocados inúmeras vezes para integrar a equipe técnica da Seleção Brasileira. O médico também integrou a delegação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.