Prudente recebe, através da Defesa Civil, “Prêmio Municípios Resilientes” em São Paulo

23/06/2023

O certificado foi recebido pelo prefeito Ed Thomas através do coordenador municipal da Defesa Civil de Prudente, Renato Gouvea, que representou Prudente na Entrega do “Prêmio Municípios Resilientes”.

O Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Prudente, Renato Gouvea, representou o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, nesta última quinta-feira (22/06) na Entrega do “Prêmio Municípios Resilientes”, que é mais uma grande conquista do Governo Ed Thomas. O evento  ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do  Governador Tarcísio Gomes de Freitas, do Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira, do Secretário de  Segurança Pública Cap. Guilherme Derrite e prefeitos de diversos municípios.

Prudente está entre as 66 cidades que receberam o certificado de ‘Destaque na Evolução da Resiliência’. A premiação está ligada à Campanha Mundial “Construindo Cidades Resilientes”, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. 

A Campanha preconiza os ‘Dez Passos Essenciais’ que podem ser implantados pelos gestores públicos locais para a construção de cidades resilientes.

Os passos 10 essenciais são: 1: organizar-se para a resiliência frente aos desastres; 2: identificar, compreender e utilizar os cenários de riscos atuais e futuros; 3: fortalecer a capacidade financeira para melhorar a resiliência; 4: promover um desenvolvimento e um desenho urbano resiliente; 5: proteger as zonas naturais de amortecimento para melhorar a função de proteção proporcionada pelos ecossistemas naturais; 6: fortalecer a capacidade institucional para melhorar a resiliência; 7: compreender e fortalecer a capacidade social para melhorar a resiliência; 8: incrementar a resiliência de infraestrutura; 9: assegurar a efetividade da preparação e resposta aos desastres e 10: acelerar a recuperação com melhor reconstrução.

No Estado de São Paulo, 468 municípios já aderiram à campanha. A meta é que todos os 645 municípios participem e, com o auxílio técnico e operacional da Defesa Civil Estadual, possam cumprir os dez passos essenciais para a construção de cidades resilientes, alcançando não só a Certificação pelas Nações Unidas, mas, principalmente, garantindo que prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação sejam eficazes para evitar ou minimizar a perda de vidas em desastres. O Coordenador de Proteção e Defesa Civil Renato Gouvea agradeceu o Prefeito Ed Thomas por investir na estruturação da Defesa Civil. “Dos 645 municípios paulistas ficamos na 41° posição demostrando o trabalho de excelência realizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil”, declarou Renato.