Prudente recebe 4ª fase da pesquisa de prevalência de infecção por coronavírus

19/08/2020

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que na próxima semana, de 27 a 30 de agosto, haverá a quarta fase da Pesquisa EPICOVID-19 BR – ‘Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Coronavírus no Brasil’, em Presidente Prudente. Assim como nas fases anteriores, nesta a iniciativa é da UFPel (Universidade Federal Pelotas) e o trabalho de campo é de responsabilidade do Ibope Inteligência.

           

Em Prudente, a pesquisa será realizada em 250 residências, segundo sorteio de endereços. Os critérios também serão os mesmos adotados anteriormente, ou seja, o teste será aplicado somente em uma pessoa por residência. Entretanto, caso o resultado aponte positivo, todos os moradores da casa também deverão ser submetidos ao teste. O morador sorteado deverá assinar um termo de consentimento, cujo documento terá os contatos do Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Os menores de idade deverão ter autorização do responsável.

 

A pesquisa, realizada em 133 municípios brasileiros e tem como objetivo estimar o número de casos de coronavírus e infecção causada pela doença. A pesquisa contempla a aplicação do teste rápido e de um questionário. Os resultados deverão auxiliar na elaboração de estratégias de saúde para enfrentamento da pandemia no país. Ao final da quarta fase, 33.250 mil brasileiros terão sido entrevistados e testados;

 

Para realização do teste será coletada uma gota de sangue por punção digital que será analisada em cerca de 20 minutos, tempo em que o morador será submetido a um questionário. O resultado também será fornecido ao entrevistado. Caso o teste seja realizado em crianças menores de um ano, a gota de sangue deverá ser coletada pelo calcanhar.

 

Além de terem sido treinados para realização dos testes, os profissionais estarão utilizando os seguintes EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais): máscaras descartáveis, toucas, aventais e sapatilhas descartáveis, óculos de proteção e luvas. Eles deverão portar ainda frascos de álcool em gel, sacos de lixo infectante e caixas de descarte de materiais hospitalares. Vale afirmar que todos os entrevistadores serão testados e apenas aqueles com resultado negativo irão a campo.

 

Aos moradores, os profissionais deverão entregar um folheto que explica o que o entrevistado deverá fazer em caso de resultado positivo. Todas as confirmações serão notificadas apenas à VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) que está ciente e apoiando a realização do trabalho, ou seja, as informações serão sigilosas, não podendo ser divulgada a terceiros.