Prudente realiza edição do ‘Pint of Science’ a partir desta segunda-feira (22)

22/05/2023

‘Pint of Science’ populariza ciência promovendo debates em bares e restaurantes

A partir desta segunda-feira (22), Presidente Prudente recebe o maior festival de divulgação científica: o ‘Pint of Science’. O que torna este festival único é que ele não ocorre tradicionalmente em ambientes acadêmicos, mas sim, leva a ciência para mais perto das pessoas ao priorizar atividades em cafés, bares, pubs e outros tipos de espaços públicos. O evento ocorre simultaneamente em mais 112 cidades brasileiras e mais de 400 no mundo.

Com esse intuito de levar a ciência de forma descontraída, o festival ocorre nos dias 22 a 24 de maio, na Fábrica Gastrobar (localizado à Rua Adílio Artoni, 32, no Jardim Petropolis), sempre a partir das 19h.

O festival também contará com atividades artísticas todas as noites, com bandas e artistas locais e brindes sorteados entre os presentes como quadros, livros, bolsa de estudos da CalEnglish e copos da Cervejaria 018.

Vale lembrar que não é preciso fazer inscrição e nem há cobrança de ingresso. O participante só paga apenas o que irá consumir no estabelecimento.

Em Presidente Prudente, o Pint of Science tem a coordenação executiva da Fct Unesp Presidente Prudente, com parceria e apoio do poder público municipal via Secretaria de Cultura e das demais instituições de ensino superior e pesquisa da cidade, como a Unoeste, a Fatec e a Toledo.

 

Confira a programação completa

Dia 22

- Mesa redonda “Tamanho é documento: nanotecnologias, saúde e bem-estar”;

- Apresentação musical Paulo Moreira;

 

Dia 23

- Mesa “A cidade não para, a cidade só cresce: cidades inteligentes e com dinamismo socioeconômico”;

- Apresentação banda Elephant Blue;

 

Dia 24

- Mesa com o tema “Deixa a tecnologia me levar: usos e abusos GPS, da inteligência artificial e do metaverso no nosso dia a dia”;

- Apresentação banda VéiJão (24).

 

Tamanho é documento

A Palestra convida a todos a pensarem sobre nanotecnologia, saúde e bem-estar; em como essas minúsculas partículas podem abrir caminho para inovar em áreas como saúde, biologia e agricultura.

As nanopartículas (minúsculas e invisíveis ao olho humano) podem ser projetadas para atingir células e tecidos do corpo, permitindo uma administração de medicamentos mais precisa. Saúde e bem-estar referem-se ao estado de estar fisicamente, mentalmente e emocionalmente bem, e as ações que os indivíduos realizam para manter ou melhorar esse estado. Isso inclui práticas como exercícios, nutrição adequada, controle do estresse e busca de atendimento médico quando necessário.

Como surgiu

A ideia surgiu com dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, que organizaram um evento chamado ‘Encontro com Pesquisadores’, em 2013. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer o tipo de pesquisa que realizavam, mas para que fosse eliminada a frieza dos consultórios ou dos laboratórios, o encontro ocorreu em um tradicional pub londrino.

De acordo com o portal de divulgação do evento, a experiência dos pesquisadores “foi tão inspiradora, que a dupla decidiu propor um evento em que os cientistas pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas”. Em maio de 2013, surgiu o “Pint of Science”.

Pint, na tradução em português, significa “copo de cerveja”. A expressão é muito comum em países europeus e nos Estados Unidos. Portanto, significa "dose de ciência".

O festival chegou ao Brasil em 2015, pela jornalista Denise Cassatti, organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da unidade da USP de São Carlos. Desde então, já aconteceu em 179 cidades. Por conta da pandemia da Covid-19 o evento foi realizado de forma online nos anos de 2020 e 2021.