Prudente participa de treinamento da ONU sobre ‘Ferramenta de Autoavaliação a Desastres’
26/04/2022
A Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência a Desastres para Cidades fornece um conjunto de indicadores que permitem aos governos locais avaliar suas capacidades de resiliência a desastres, estruturando-se em torno dos Dez Princípios do UNDRR para Construir Cidades Resilientes.
A Prefeitura de Presidente Prudente, representada por servidores municipais, participou de um treinamento ministrado pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (URDRR), com o tema “uso da Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência a Desastres para Cidades”, realizado nesta terça-feira (26/04), no Palácio dos Bandeirantes, São Paulo. Estiveram presentes os secretários Municipais de Meio Ambiente (Semea), Fernando Luizari, e de Educação (Seduc), Joana D’arc, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouveia, a agente da Defesa Civil Municipal e supervisora da Vigilância da Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, e o educador de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), Mário Marcus Meira da Costa.
Conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o ‘scorecard’, ou Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência a Desastres para Cidades, fornece um conjunto de indicadores que permitem aos governos locais avaliar suas capacidades de resiliência a desastres, estruturando-se em torno dos Dez Princípios do UNDRR para Construir Cidades Resilientes.
A ferramenta também ajuda a monitorar e revisar o progresso da cidade na implementação do “Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres: 2015-2030” e apoia a análise de prioridades para a preparação de estratégias de redução do risco de desastres e resiliência a nível local.
O treinamento, realizado das 9h às 17h, foi direcionado a servidores de diferentes áreas, como
planejamento urbano e habitação, meio ambiente, assistência e desenvolvimento social, educação, saúde, logística e transportes, segurança pública, infraestrutura e obras e agentes do sistema de proteção e defesa civil.