Projeto de professor Itamar, do Cidadescola, é semifinalista em competição nacional

09/08/2018

 

 

O projeto de ensino de artes do professor Itamar Xavier, intitulado ‘Lixo Que Fala’ é semifinalista em competição nacional, que seleciona os melhores projetos de ensino de arte do país. O prêmio é promovido pelo Instituto Arte na Escola, uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica.

O professor Itamar, do Cidadescola, Programa do Governo de Presidente Prudente, é pedagogo, psicopedagogo, arte educador, gestor de projetos e mobilizador social pela educação. Criador do Projeto Leitura Campeã em 2011, para incentivo à leitura, com pontos de leitura em diversos pontos.

Ele também criou o projeto das “Geladeirotecas” (geladeira personalizada utilizada como estante armário para livros); escolas e praças e recentemente teve seu trabalho reconhecido pelo programa de Luciano Huck.

Segundo o professor o projeto surgiu quando as atividades do programa de educação integral “Cidadescola” ganharam um espaço adicional e também passaram a ocorrer na Fundação Inova Prudente, por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Tecnologia.

Nesse espaço há um projeto específico para as crianças, o Inova Kids, que oferece atividades em laboratórios de criatividade, com a utilização de diversos materiais tecnológicos. Assim, cada escola se desloca para esse local uma vez por semana para participar de atividades diversas.

Foi nesse contexto, que o professor assumiu a oficina “Fab Lab”, um laboratório de criação voltado ao ensino das artes e associado à tecnologia. “Ao perceber a intensidade do consumo dos materiais tecnológicos e a quantidade de resíduos descartados, surgiu à necessidade de refletir e dialogar com os alunos sobre os problemas causados pelo consumo constante desse material e também possíveis soluções, afinal, o Brasil produz cerca de 1,5 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Para isso, foram apresentados aos alunos artistas e obras que discutem as questões ambientais”, explicou Itamar.

Após conhecer autores e obras que tratam de questões ambientais e conceitos de arte ambiental, os alunos foram motivados a expressarem o que pensam e sentem, por meio da reutilização de lixo de lixo eletrônico, como disquetes, e também madeira velha retirada de uma construção local.

Por fim, o projeto foi finalizado com uma exposição de obras e fotografias produzidas pelos alunos, bem como com a exposição do HQ e cartazes.

Após o término do desenvolvimento do projeto os alunos participaram de um mutirão de lixo eletrônico realizado no município, onde coordenados por mim, reproduziram a fotografia de um colega de turma com lixo eletrônico. A imagem entrou para o livro digital de recordes brasileiros, como a maior imagem produzida com lixo eletrônico do Brasil.
Segundo a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, um dos objetivos do Programa de Educação Integral é desenvolver as crianças na sua integralidade, neste sentido a arte tem papel fundamental. “O trabalho do professor Itamar é uma referência no trabalho de arte no programa de Educação Integral no município e tem contribuído muito nas artes e literatura com as crianças. O projeto ‘Leitura Campeã’ tem recuperado muitas crianças, que enfrentaram dificuldades na alfabetização”, disse a secretária.