Programa de Segurança Escolar é solicitado por parlamentar
26/04/2023Em requerimento aprovado na sessão ordinária da última segunda-feira (17), realizada na Câmara Municipal de Presidente Prudente, o vereador Douglas Kato pediu a elaboração de um Programa de Segurança Escolar.
O intuito da solicitação, de acordo com o parlamentar, é prevenir atos de violência nos estabelecimentos de ensino. Já que “é dever do estado, bem como do Poder Público Municipal garantir a segurança e a ordem a todos os cidadãos”.
Dentre as medidas, o membro do Legislativo Municipal sugeriu:
- Criação de uma comissão contendo autoridades municipais, representantes das policias militar e civil, Ministério Público, bem como outros representantes que se façam necessário;
- Elaboração em caráter de urgência, de um Programa de Segurança Escolar que contemple o desenvolvimento de protocolos de emergência para todas as escolas;
- Contratação emergencial visando a implantação da atividade delegada em todos os estabelecimentos de ensino do município;
- Providencias quanto a realização de estudo técnico-financeiro, visando a instalação e câmeras e demais dispositivos de segurança nos estabelecimentos de ensino do município como cercas elétricas, interfones com câmera, trancas eletrônicas, aplicativos anti-pânico, detectores de metal, entre outros.
Segundo o vereador, “a segurança nas escolas além de prevenir ataques, contribui também na prevenção da depredação de prédios públicos, combate ao uso e comércio de drogas, pratica de bullying e ainda inibe a presença de pessoas maI intencionadas”.
Ademais, em outro requerimento, Douglas Kato solicitou a reparação e o aumento do alambrado localizado nos fundos da Escola Municipal “Professora Eluiza de Rezende Rodrigues”, na Rua Ribei de Barros, nº 1407.
O motivo principal do pedido os recentes episódios de violência envolvendo ataques em escolas de várias cidades do pais nos últimos dias.
Por fim, o parlamentar pediu a instalação de semáforos com temporizadores nas faixas de pedestres da Avenida Manoel Goulart, altura do Nº 3860, em frente ao Cristo, para auxiliar a travessia dos mesmos em segurança.
De acordo com o vereador “no referido local há uma grande quantidade de estabelecimentos comerciais e consequentemente de pedestres”.
(Por: Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MT