Programa Cidade Criativa da Música será lançado nesta sexta-feira no Matarazzo
15/09/2022
Nesta sexta-feira (16/09), às 19h, no Teatro Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, ocorrerá o lançamento do Programa Cidade Criativa da Música (CRIA). Trata-se um programa do Governo do Estado de São Paulo e que contemplou apenas 10 municípios paulistas, dentre 645 cidades. Prudente integra essas 10 cidades selecionadas e que buscam fazer parte da Rede Mundial de Cidades Criativas (UNESCO Creative Cities Network - UCCN), sendo que essas entre si buscam promover a cooperação, tendo a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.
No lançamento será apresentado o projeto de elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, com proposição de ações locais que levem em consideração as estratégias e as políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana. O programa também prevê uma futura estruturação de eventual candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
De acordo com o secretário de Cultura Yuri Reis, “Prudente possui uma base histórica muito forte da música no cotidiano da cidade, além disso, nos últimos dois anos intensificou a diversidade de apoio a artistas e eventos musicais da cidade. Isso permitiu a elaboração de resultados que demonstram a qualidade e quantidade da diversidade artística de nossa cidade”, explica.
Segundo ele, a intenção é de aprofundar e organizar os dados, estudos e informações já disponíveis sobre a economia local e realizar diversos eventos em conjunto, em cooperação, envolvendo, Poder Público, empresas, artistas, instituições acadêmicas, entre outros.
Conforme o secretário de Cultura, “todo trabalho antes da candidatura do município com a Unesco é mais importante que o selo, pois teremos muitos momentos de trocas de ideias, informações e conhecimentos, que permitirão elaborar um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, na área de música, com a proposição de ações locais que levem em consideração as estratégias e as políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana”, finaliza.