Profissionais da rede de ensino participam de ações de segurança nas escolas no Inova
20/04/2023A capacitação foi realizada por meio da parceria estabelecida com a Polícia Civil, através da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco)
Na noite desta quarta-feira (19/04), a equipe de profissionais que atuam na rede municipal de ensino participou de mais uma das ações voltadas à segurança nas escolas, na Fundação Inova Prudente.
A capacitação foi realizada por meio da parceria estabelecida com a Polícia Civil, através da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), e também contou com a presença do secretário municipal de comunicação, Geraldo Gomes, que iniciou o evento convidando a secretária municipal de educação, professora Sirlei Oliveira, a fazer uso da palavra e em seguida o prefeito, Ed Thomas.
Sirlei agradeceu o empenho da equipe da Cerco e mencionou a importância da ação para a segurança dos profissionais e alunos. Já Ed frisou que tem realizado forças conjuntas na cidade de Presidente Prudente, visando levar conhecimento às equipes, “Para nós ‘escola é lugar sagrado’, que busca caminhos para o investimento em segurança”, ele completa.
A capacitação foi comandada pelo delegado da polícia e coordenador da Cerco, Dr Renato Pinheiro, pela delegada da polícia da centra de polícia judiciária, Dra Adriana Maria Pelegrini, pelo investigador, Marcos Almeida, investigador chefe da Cerco, Beto Casa Nova, e pelo coordenador de equipe, Vinícius Eduardo Silva, abordando os temas: Fake News, formas de identificação e orientações no controle da disseminação; índices históricos de ataques em escolas brasileiras, que, por sua vez, são baixos; protocolos de segurança utilizados nos Estados Unidos, que tem índices positivos em suas atuações, como avaliar comportamentos diferentes; e como identificar e evitar formas de agressões.
A capacitação foi extremamente positiva, pois trouxe práticas efetivas na prevenção e formas de defesa em possíveis situações de perigo eminente.
FOTO: cedida