Professores da educação infantil discutem novo currículo para a rede municipal de ensino
25/08/2018
Mais de quatrocentos professores da educação infantil da Seduc - Secretaria Municipal de Educação e professores ligados à educação infantil participaram nesta sexta-feira (24/8), de um evento que discutiu o novo projeto de currículo escolar da rede municipal de ensino. O evento foi realizado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo e contou com a apresentação da orquestra de cordas da Escola Municipal Jupira Cunha Marcondes, grupo Jupigraves.
Durante a tarde desta sexta-feira este também foi o tema de outro encontro, realizado no CEFORPPE - Centro de Formação Permanente dos Profissionais de Educação, e que contou com a participação de outros 100 profissionais da Seduc, entre orientadores pedagógicos e técnicos.
O evento no Matarazzo contou com a participação da secretária municipal de educação Sônia Maria Pelegrini, da coordenadora de gestão pedagógica, Márcia Janial e de representantes da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipal.
A professora Drº Juliana Pasqualini, do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP Araraquara coordenou os dois encontros que discutem a construção do novo currículo da rede municipal de ensino.
O novo currículo irá atender alunos do ensino fundamental, infantil, EJA- Educação de Jovens e Adultos e educação integral, ou seja, será aplicado para mais de 18 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
Segundo a secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini, estas discussões tem objetivo de fundamentar o processo de construção coletiva e implementação de uma proposta pedagógica para a rede municipal de educação infantil . “A concepção que a gente tem de escola democrática parte do pressuposto que a construção de um currículo tem que ser coletiva e para nós é um orgulho fazer com que todos participem deste diagnóstico, de um processo”, afirmou Pelegrini.
Segundo Pasqualini este é o primeiro encontro, que é realizado com os professores da rede municipal de ensino que estão diretamente envolvidos nas salas de aula.
Ela já vem realizando um trabalho mensalmente desde março, mas com os orientadores pedagógicos, técnicos e diretores de escola na área de educação infantil. “O nosso objetivo inicial foi trabalhar com quem não está diretamente na sala de aula, mas tem a função de realizar a discussão pedagógica”, afirmou.
A professora doutora explica que este é um processo no qual se conhece a realidade da rede municipal de ensino e as necessidades para depois partir para a elaboração de uma proposta de mudança curricular.
Segundo a professora doutora, que já atuou na atualização curricular da rede municipal de ensino de Bauru, em Presidente Prudente o projeto já está sendo realizado em um formato mais estruturado e sistemático. “O segmento da educação infantil já vem realizando um trabalho de construção coletiva de uma proposta curricular e as formações em curso constituem um novo capítulo dessa trajetória”, explicou.
Ela enfatiza que todo o processo vai entender como a criança se desenvolve e quais as implicações afetam o desenvolvimento da criança e qual a melhor forma de ensinar. “Entender o desenvolvimento humano, o desenvolvimento infantil e as questões culturais que envolvem o aprendizado, quais são os fatores que influenciam este aprendizado, para ai sim, discutir e elaborar uma proposta de adequação da grade curricular, esse será o caminho disse a professora.