Procon Municipal faz 6.278 atendimentos em 2022; assuntos financeiros lidera reclamações

05/01/2023

Também são campeões de reclamação os setores de cartão de crédito por cobrança indevida e o de produtos.

O balanço do Procon Municipal de Presidente Prudente mostra que em 2022 foram realizados 6.278 atendimentos por meio do órgão, sendo 561 em janeiro, 568 em fevereiro, 668 em março, 436 em abril, 456 em maio, 534 em junho, 557 em julho, 561 em agosto, 470 em setembro, 500 em outubro, 521 em novembro e 446 em dezembro.

Conforme a coordenadora do Procon, Camila Valera Marquini, o setor dos assuntos financeiros concentrou a maioria das reclamações registradas no último ano, principalmente aos que se referem a banco comercial, crédito consignado e cobrança indevida.

Ainda segundo o levantamento apresentado por Marquini, também são campeões de reclamação os setores de cartão de crédito por cobrança indevida, de produtos, como vestuário e calçado, pela não entrega ou demora na entrega, a área de telefonia e o de energia elétrica.

De acordo com a coordenadora, o consumidor deve ter muita atenção a qualquer desconto indevido em sua conta bancária e nunca informar seus dados pessoais via telefone. “Orientamos o consumidor que, ao constatar desconto no benefício referente a empréstimo que não contratou, reclame no Procon. Deve ainda questionar a instituição financeira que está realizando os descontos e tentar contato com a ouvidoria oficial”, alerta.

“O consumidor deve estar atento às ligações que oferecem crédito e não informar dados pessoais, nem bancários. Não se deve entregar cartão de banco, de beneficiário ou de qualquer documento para desconhecidos ou terceiros. Antes de contratar, é recomendável verificar junto ao INSS as rede de bancos e financeiras credenciados para esse tipo de crédito e pesquisar as melhores taxas e condições. É necessário também refletir sobre o impacto que o valor das parcelas causará no orçamento”, orienta a coordenadora do Procon.

Serviço

O Procon Municipal é um órgão destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. Cumpre orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.

O atendimento presencial do Procon Municipal de Presidente Prudente é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, que funciona das dependências do Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes,. Reclamações também podem ser feitas pelo site www.proconpp.sp.gov.br. Para dúvidas: (18)3221-2710.