Prefeitura promove retirada de propaganda irregular de áreas públicas

26/03/2019

 

O governo de Presidente Prudente por meio da Semea- Secretaria de Meio Ambiente  intensificou  na manhã desta  terça -feira (26/3), a retirada de diversas placas e faixas de propaganda instaladas irregularmente em áreas públicas da cidade.  A medida faz parte de uma ação de despoluição visual. Serão removidas todas as placas e faixas que  encontram-se  irregulares no município de Presidente Prudente,  conforme normatiza a lei  federal de nº 6.938/81.

Segundo o Secretario do Meio Ambiente, Wilson Portela Rodrigues  o  objetivo desta ação é  harmonizar a comunicação que integra o espaço urbano da cidade nas diversas formas de publicidade ao ar livre, disciplinando o que já é permitido, orientando correções necessárias e fiscalizando o cumprimento das regras.

Os pontos onde há maior incidência de propaganda irregular são as praças públicas, as ruas e avenidas da região central e no Parque do Povo.  O secretário afirma que a proposta é também  reduzir a poluição visual, ordenando os muitos elementos que compõem a paisagem urbana, de forma a promover e valorizar o patrimônio ambiental, cultural, histórico, artístico e paisagístico de toda a cidade.

Uma equipe passa em locais onde  encontram-se  as placas e faixas e realiza a retirada dos mesmos e transportam esses  materiais retirados para a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente,  no horto florestal e notifica os proprietários. Caso o responsável pela publicidade irregular persista em continuar com a irregularidade o mesmo responde por crime de poluição visual (ambiental).

A ação está sendo coordenada pelo biólogo da Semea, André Gonçalves Vieira.