Prefeitura participa da cerimônia de apresentação do ‘Programa pós-medidas’

30/05/2022

 

Objetivo do programa é a reinserção social dos jovens, além de contribuir para a redução da reincidência em atos infracionais ou cometimento de crimes.

O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e a secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e primeira-dama, Clélia Tomazini, participaram da cerimônia de apresentação do ‘Programa de Apoio e Acompanhamento a pós-medidas do Sistema Socioeducacional’. O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (30/05), na Fundação Inova, também contou com a participação da chefe de sessão técnica da Fundação Casa – Regional Oeste, Ednéia Ferreira Reganham, do diretor da Fundação Casa de Presidente Bernardes, Roberto César Caldeira, e das vereadoras Miriam Brandão e Joana D’arc, que compuseram a mesa.

De acordo com as informações técnicas de Ednéia Ferreira Reganham, o programa tem por objetivo estabelecer uma metodologia de atendimento aos adolescentes em pós-medida, nortear as ações técnico-operativas dos profissionais da Fundação Casa e da rede de atendimento nos municípios, visando aprimorar as ações interdisciplinares para fomentar o fortalecimento do projeto de vida dos jovens. “Nosso objetivo maior é a reinserção social desses jovens, além de contribuir para a redução da reincidência em atos infracionais ou cometimento de crimes”, explicou a chefe de sessão técnica.

Ainda segundo Ednéia, a Regional Oeste, a qual Prudente está inserida, compreende aproximadamente 300 municípios, que são assistidos em 12 centros de atendimento: Presidente Bernardes, Irapuru, Lins, São José do Rio Preto, Mirassol e Araçatuba. Presidente Prudente, atualmente, possui 11 jovens internos nas unidades de Bernardes e Irapuru. Em 2021, eram 34.

Segundo a secretária da SAS, Clélia Tomazini, a cidade atende cerca de 50 jovens em liberdade assistida por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que são encaminhados pela Vara da Infância e Juventude. “Temos realizado um trabalho efetivo por meio de nossa equipe, com assistentes sociais e psicólogos, que acompanham o período de serviço à comunidade, desde o início até o fim da pena. A orientação e encaminhamento dos adolescentes é um trabalho de extrema necessidade, principalmente pelo número alarmante da reincidência”, comentou a secretária.

O prefeito Ed Thomas garantiu que a Prefeitura de Presidente Prudente firmará o convênio de parceria, para que aqui seja aplicado o Programa. “A responsabilidade é de todos nós. Precisamos dessa parceria com o Estado para garantir que esses jovens tenham direito a oportunidades, a dignidade e ao cuidado psicossocial. É tempo de cuidar de gente”, finalizou Ed.