Prefeitura extingue processos administrativos em papel a partir de julho
21/06/2023“Uma nova era na administração municipal”. Assim o Secretário Municipal de Tecnologia, Helton Sapia, define o conjunto de medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Tecnologia para modernizar, desburocratizar e tornar mais eficiente a prestação de serviços por parte da prefeitura. O Decreto 34.112/2023, que marca o início oficial do programa “Governo Sem Papel”, passa a vigorar a partir de julho. “Estamos eliminando de forma definitiva os processos físicos do dia a dia da prefeitura. A partir de julho, será tudo eletrônico”, declarou.
“O evento de hoje vem dar transparência a esse trabalho, dar visibilidade de tudo o que fizemos desde o início até esse momento, e dizer, conforme o Decreto 34.112/2023, que os processos de papel agora chegaram ao fim”.
Ainda de acordo com o secretário, desde a publicação do decreto em 30 de março de 2023, foi estabelecido um prazo final de 90 dias para a implantação definitiva do ambiente digital de gestão de documentos junto aos órgãos da Administração Pública Direta. “Esse mês será o último a ser possível abrir protocolos físicos em papel. A partir de julho, eles farão parte da história da prefeitura de Prudente e aí seguimos exclusivamente com processos eletrônicos”, afirmou o Helton.
Por fim, o secretário comentou que a modernização é cíclica. “A todo momento surgem novas tecnologias e nós precisamos entender como podemos usar tudo isso a nosso favor. O processo eletrônico vai gerar segurança transparência, sustentabilidade e economia, que para uma prefeitura do tamanho de Prudente, chega na casa dos milhões de reais por ano”.
Governo Sem Papel
O programa “Governo Sem Papel”, criado pela gestão do prefeito Ed Thomas, já é referência para outros municípios. “A digitalização de processos é um desafio para o serviço público. Servir de exemplo para outros municípios é motivo de grande orgulho para nossa cidade”, afirma Helton Sapia, Secretário de tecnologia de Prudente.
Na Fundação Inova Prudente, o processo de digitalização começou a vigorar no início de fevereiro. Desde então, a assinatura digital passou a ser oficializada em seus processos administrativos, como contratos com fornecedores, empenhos, controle de pagamento, dentre outros.
Foto: Iury Greghi