Prefeitura e Unoeste formalizam convênio para atuação conjunta no abrigo de animais

31/05/2022

 

A primeira etapa do convênio receberá os alunos da graduação, que atuarão como estagiários. Para o próximo semestre, a Unoeste elaborará um edital que também possibilitará a residência em medicina veterinária.

O prefeito Ed Thomas e o diretor geral da APEC, Augusto César de Oliveira Lima, formalizaram o convênio entre prefeitura e Unoeste para atuação conjunta no abrigo de animais, que será inaugurado até o fim de junho. A assinatura aconteceu na tarde desta terça-feira (31/05), na reitoria do Campus I da universidade.

A formalização foi acompanhada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente (Semea), Fernando Luizari, pelo assessor de secretaria, Jerson Joaquim da Silva, pela zootecnista da Semea e atual responsável pelo Abrigo, Cássia Calderan, pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Adilson Eduardo Guelfi, pela diretora do curso de medicina veterinária, Gláucia Kanashiro e pela coordenadora da medicina veterinária, Rosa Maria Barilli.

De acordo com Rosa Maria Barilli, nesta primeira etapa do convênio, o abrigo receberá os alunos da graduação, que atuarão como estagiários. Para o próximo semestre, a Unoeste elaborará um edital que também possibilitará a residência em medicina veterinária. 

“Os alunos da medicina veterinária atuarão no Abrigo para atender as demandas e necessidades do local, cada um com sua expertise. Vamos fazer o melhor trabalho possível em prol da saúde animal e ambiental”, contou a coordenadora.

Fernando Luizari, secretário da Semea, mencionou sobre o trabalho de toda equipe para que o Abrigo de Animais se tornasse uma realidade. “O convênio proporcionará qualidade e efetividade no serviço prestado, no bem-estar da população animal, com foco na adoção responsável para diminuir a população de rua”, explicou o secretário.

Conforme o diretor geral da APEC, Augusto César de Oliveira Lima, é mais uma importante parceria entre a Unoeste e a prefeitura, que atenderá a sociedade prudentina.

Ed Thomas agradeceu à Universidade, que garantirá um trabalho de excelência. “A parceria com a Unoeste é sinônimo de credibilidade. Vocês, profissionais, que darão o direcionamento. Sem vocês, não seria possível. Vamos entregar em breve uma obra esperada há anos. Saúde e dignidade animal. A palavra hoje é gratidão”, mencionou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, a construção do gatil, que estava no projeto, mas não foi executada, já está garantida. “Conseguimos uma parceria com uma empresa que será responsável pela obra”, contou.

A Sementes Oeste Paulista (Soesp) também já sinalizou parceira para o fornecimento de ração.

Para o castramóvel, que aguarda liberação do Conselho de Medicina Veterinária, também há um projeto em elaboração a ser executado na parceria entre administração municipal e Unoeste.