Prefeito recebe coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas

08/09/2022

 

 

A reunião contou com a participação da secretária de Educação Sirlei Oliveira e do secretário de Tecnologia, Helton Sapia.

O prefeito Ed Thomas recebeu nesta quinta-feira (08/09), no gabinete, a coordenadora regional do OBEMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas), Cristiane Nespoli de Oliveira, e os professores doutores da Unesp, Analice Costacurta Brandi e Suetônio de Almeida Meira. A reunião contou com a participação da secretária de Educação Sirlei Oliveira e do secretário de Tecnologia, Helton Sapia.

Conforme a secretária de Educação, já existe uma importante parceria entre a Seduc e a Unesp, e a intenção oferecer uma capacitação aos professores da rede municipal, para intensificar ainda as ações ligadas à disciplina de matemática.

De acordo com o professores da Unesp, o objetivo é melhorar  cada vez mais os índices e desempenho dos estudantes na área de exatas. Por meio das olimpíadas de matemática, buscar captar alunos e novos talentos. “Muitos que participaram das olimpíadas se tornaram professores de matemática”, revelou o professor Suetônio de Almeida Meira.

Em Prudente o número de escolas inscritas é de 46 com mais de 14.500 alunos. A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada –IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Neste ano, haverá pela primeira vez a participação dos alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, o que motivou a criação da 1º edição da Olímpiada Mirim, que envolverá os alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental.

O programa OBMEP na Escola é voltado para os professores de matemática das escolas públicas, tendo como um dos objetivos estimular estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em sala de aula. Os professores são orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática de resolução de problemas, no trabalho com grupos selecionados nas escolas. O programa conta com apoio do Itaú Social e do Capes.

As orientações são feitas quinzenalmente e participam professores de matemática de Prudente e região. Os docentes participam de encontros de formação e acabam incorporando em suas aulas novas práticas e estratégias de ensino, beneficiando todos os estudantes das escolas.