Plataforma on-line gratuita reúne principais metodologias ativas para ensino
02/05/2023Representantes da ferramenta apresentaram conteúdo para Escola do Legislativo
Um grupo de pesquisadores em Presidente Prudente desenvolveu a BeActive, uma plataforma de uso gratuito e a primeira on-line do Brasil que reúne as principais metodologias ativas, que são estratégias facilitadoras do ensino e da aprendizagem.
A ferramenta foi apresentada por representantes da mesma para a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Presidente Prudente, que deve utilizar o conteúdo disponível nas ações, como em cursos e no Parlamento Jovem.
Participaram da apresentação da ferramenta o presidente da Casa de Leis prudentina, vereador Tiago Oliveira, juntamente com o vereador Tiago Oliveira, juntamente com os vereadores Joãozinho da Saúde e Wellington Bozo; além do diretor acadêmico da Escola do Legislativo e diretor de comunicação da Câmara, Maycon Morano, e do chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Freitas.
A reunião realizada na Fundação Oeste Paulista de Pesquisa e Inovação (Fopi), no campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), ocorreu no dia 29 de março. Como representantes da ferramenta, estiveram presentes o pró-reitor da Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, além da Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e do Dr. Sidinei de Oliveira Souza, consultores de criação da BeActive.
Além da utilização nas ações da Escola do Legislativo, a ideia é também divulgar a ferramenta nas escolas e universidades de Presidente Prudente, principalmente as municipais e estaduais.
Gerada a partir de atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação, que oferta mestrado e doutorado, a plataforma apresenta uma série de funcionalidades geradora de facilidades para o processo de ensino e com reflexos diretos ao aluno. Portanto, beneficiando a gestão do processo de ensino, do planejamento à avaliação; e a facilitação do processo de aprendizagem, através da dinâmica e da interação.
Estabelecida a parceria, as partes trabalharão a organização de evento para apresentar a BeActive à comunidade educacional de Presidente Prudente, em especial no setor público municipal e estadual. A iniciativa contempla um dos propósitos da Escola do Legislativo em oferecer oportunidades à população, seguindo princípios democráticos do seu nascedouro: a Constituição Cidadã de 1988.
Resultado de longo e intenso trabalho de aplicação de novas tecnologias, envolvendo pesquisadores em educação e outros profissionais, a BeActive está disponível gratuitamente para brasileiros e outras nacionalidades de língua portuguesa, sendo que em breve será disponibilizado o recurso de tradução para outros idiomas.
A plataforma reúne ferramentas que eram separadas e permite que a gestão do processo ocorra do começo ao fim, do planejamento à avaliação; conforme afirma a pedagoga e doutora em educação Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e aponta outro aspecto relevante: o do professor ter o feedback imediato sobre como cada aluno aprende.
O bacharel em sistemas da informação e também doutor em educação Sidinei de Oliveira Souza assegura que a BeActive proporciona segurança na aplicação de metodologias ativas, por juntá-las em uma única plataforma que permite, inclusive, a utilização entre elas.
Por questões de gestão, o aluno não tem a mesma visão que o professor, a quem cabe o controle da plataforma. Porém, ao aluno são ofertadas amplas possibilidades de participação e interação. A BeActive oferece vários serviços, aos quais serão incorporadas novas funcionalidades, como parte do constante processo de renovação, destaca o Dr. Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, diretamente envolvido na elaboração da nova plataforma, inclusive na condição de ser formado em engenharia eletrônica, mestre em informática industrial e doutor em engenharia elétrica.
A BeActive disponibiliza amplos recursos para trabalhar com as metodologias Team Based Learning (TBL), a aprendizagem baseada em equipe; Problem-Based Learning (PBL), a aprendizagem baseada em problema; e Peer Instruction (PI), a instrução por pares.
A BeActive nasceu com uma ideia surgida em treinamentos de professores, incluindo o Encontro Pedagógico de Docentes (Enped) realizado a cada início de ano letivo na Unoeste. O Dr. Adilson conta que a proposta foi apresentada ao pró-reitor administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, que entendeu o grau de inovação a ser alcançado e aprovou o investimento.
A produção da BeActive contou com a atuação dos desenvolvedores de sistemas Diego de Souza Machado e Luiz Henrique do Espírito Santo Santana. Dentre os próximos avanços estão planejados a inserção da metodologia Project Based Learning (PoBL) ou a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), e a Gamification Based Learning (GBL) ou Aprendizagem Baseada e Games (ABG), com a gamificação da plataforma para o uso de jogos que envolvam cooperação e resolução de problemas.
Acesse a BeActive em www.beactive.com.br.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Unoeste)