Parlamentar solicita alambrado contra descarte irresponsável de lixo em APP
22/11/2023O vereador Joãozinho da Saúde solicitou nessa terça-feira (21), em sessão ordinária na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a instalação de alambrado em todo o fundo do vale na Rua Mauro Meloni, próximo à esquina com a Rua Benedito Canholi, no Parque Imperial.
De acordo com o parlamentar, “moradores e transeuntes das ruas adjacentes têm expressado preocupação com a falta de uma cerca de alambrado no local, o que facilita o descarte irresponsável de lixo na Área de Preservação Permanente (APP)”.
“Tal prática não só polui o meio ambiente, causando danos irreparáveis em curto prazo, mas também pode se tornar um criadouro para mosquitos transmissores de várias doenças, devido ao acúmulo de recipientes que retêm água, colocando em risco a saúde dos moradores”, declarou.
O membro da Casa de leis prudentina ainda afirmou que “há clamor global pela preservação da natureza, fonte de nosso alimento e da água, nosso recurso mais precioso, ambos essenciais para nossa sobrevivência”.
Além disso, o participante da Câmara pediu a remoção segura das árvores mortas na área verde do bairro São Bento, bem como a plantação de novas árvores e garantia de manutenção no local.
O participante do Legislativo Municipal explicou que “nesse bairro há uma área pública com várias árvores, que infelizmente se encontram em estado de deterioração, apresentando risco iminente de queda, o que poderia causar danos aos frequentadores do local”.
“A integridade física das pessoas que frequentam essa área está sendo colocada em risco devido à precária condição dessas árvores e moradores do bairro procuraram meu gabinete para expressar suas preocupações e solicitar a remoção dessas árvores”, destacou.
Por fim, em seu último requerimento, o vereador solicitou reparos no sarjetão da Rua Alexandre Terin, próximo ao nº 20, no Jardim Humberto Salvador.
Segundo Joãozinho da Saúde, “com o tempo há deterioração natural do concreto, sendo necessária manutenção ou substituição depois de um certo tempo de uso”.
Para o pedido, o parlamentar afirmou ter levado em consideração que os sarjetões ajudam no escoamento de águas e na conservação do asfalto, e quando deteriorados causam contato direto com as partes baixas dos veículos, podendo ocasionar danos.
(Por: Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR)