Parlamentar propõe que auxiliar de enfermagem seja reconhecido como técnico
04/05/2023O vereador Demerson da Saúde propôs, na sessão ordinária dessa terça-feira (2) na Câmara Municipal de Presidente Prudente, alteração legislativa por meio de PL para que o Auxiliar de Enfermagem, efetivo do município sob concurso público, seja reconhecido como Técnico de Enfermagem.
O parlamentar argumentou que “todos os auxiliares possuem formação técnica, restando apenas o reconhecimento através de lei”.
“O governo federal também tem motivado a alteração do auxiliar para o técnico devido os benefícios e reconhecimento, inclusive, credenciando escolas de formação técnica para capacitar os auxiliares”, declarou o membro da Câmara.
Além disso, Demerson da Saúde solicitou a construção ou instalação de cobertura (telhado) no corredor de saída da Escola Municipal “José Carlos João”, na Vila Industrial.
O parlamentar explicou que “em dias de chuva e sol intenso, os pais e responsáveis que aguardam os menores não encontram local para se abrigar, fato que por vezes gera aglomeração e agitação”.
E ainda acrescentou que o local “atende cerca de 410 alunos no ensino fundamental e devido ao número expressivo de alunos, pais e funcionários, o corredor que liga o portão de saída necessita de atenção especial”.
Por fim, o vereador pediu que seja solicitado ao Secretário de Saúde do estado, Dr. Eleuses Paiva, que interceda junto ao Governador Tarcísio de Freitas, para contratar profissionais para o Hospital Estadual “Dr. Odilo Antunes de Siqueira”, conforme processo seletivo simplificado – CTD, o qual encontra-se em vigência.
De acordo com o participante do Legislativo Municipal “devido à ausência de tais profissionais, a escala do mês de maio não possui médico obstetra e o setor de farmácia a partir do dia 1º de maio estará sem farmacêutico”.
Demerson da Saúde disse que há necessidade de contratação dos seguintes profissionais:
7 médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia; 6 enfermeiros; 6 técnicos de enfermagem; 6 médicos especialistas em pediatria; 3 técnicos de radiologia; 8 médicos especialistas em radiologia e diagnóstico; 3 fonoaudiólogos; 2 médicos especialistas em cardiologia pediátrica; 6 farmacêuticos; 6 biologistas; 7 fisioterapeutas e 14 técnicos de laboratório.
Por: Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR