Palestras marcam Dia de Conscientização e Combate à Violência Contra Idosos

09/06/2022

 

Palestra marca o Dia de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, também conhecido como ‘Junho Violeta’, comemorado em 15 de junho.

A Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), promoveu na noite desta quarta-feira (08/06), no auditório da OAB, um encontro que marca a programação alusiva ao Dia de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

O evento foi contou com a participação das secretárias Municipais de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, e de Saúde (Sesau), Márcia Lima Dantas, pela presidente da Comissão do Direito do Idoso, Denise Caixeta, pelo promotor de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa, Márcio Kuhne, pelo presidente da 29ª Subseção da OAB, Wesley Cotini, e pela coordenadora Regional do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Paula Fluminhan Rena. Também esteve presente a vereadora Miriam Brandão.

As discussões a respeito do Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa estão sendo realizadas para alertar sobre uma prática que, muitas vezes, ocorre de forma velada, e mostrar responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite os direitos das pessoas com mais de 60 anos. 

De acordo com declaração da secretária da SAS, Clélia Tomazini, o envelhecimento da população tem acarretado situações de abandono. “Já vivenciamos circunstâncias em que a administração municipal precisou acolher idosos que possuem famílias, mas não querem assumir a responsabilidade da acolhida. Muitos, inclusive, entram na justiça para determinar que o município o acolha”, contou.

Clélia também mencionou sobre as políticas que o município de Presidente Prudente trabalha. “São ações conjuntas com diversas áreas, como saúde, esporte e cultura, além da Coordenadoria do Municipal do Idoso, que lida diretamente com as políticas públicas de atendimento à população da terceira idade”, explicou a secretária da SAS.

A secretária de Saúde, Márcia Lima Dantas, elencou os serviços da pasta voltados ao idoso. “Temos, por exemplo, o centro de fisioterapia e o CRI (Centro de Referência do Idoso), que prestam um excelente serviço de atendimento baseado nos eixos ambulatorial, academia em saúde e atendimento domiciliar”.

A palestra de abertura da programação aconteceu terça-feira (07/06) com o tema ‘Violência Contra a Pessoa Idosa’, ministrada pelo Delegado de Polícia de Proteção ao Idoso de Presidente Prudente, Celso Marques Caldeira.

Já no dia 1º de julho, às 19h, será promovida a terceira palestra, com o tema ‘curatela’, que contará com a participação do Dr. Eduardo Gesse, da 2º Vara da Família e Sucessões da Comarca de Presidente Prudente.