Nebulização Ambiental se estende até está quarta-feira (5) nos bairros Cohab e Cecap
04/04/2023Viatura teve percurso da Rua das Palmas à Rua Copo de Leite, emitindo a névoa com o inseticida
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), deram início nesta segunda-feira (3) à nebulização ambiental noturna, nos bairros da Cohab e da Cecap. A ação se estende até esta quarta-feira (5), das 18h às 23h.
Na primeira noite, o serviço percorreu o trecho entre a Rua das Palmas e a Rua Copo de Leite, utilizando um equipamento acoplado, que emite a névoa com inseticida para eliminar os mosquitos da dengue na sua fase adulta.
Para orientar sobre a ação, um carro de som já está passando pelos bairros para avisar os moradores sobre a nebulização e os cuidados a serem seguidos. A VEM solicitou o apoio o apoio de batedores da Semob, que irão à frente da viatura da Sucen, para evitar acidentes.
O Secretário de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari, reforça o pedido para que os moradores mantenham as casas abertas para que os agentes tenham uma maior eficácia na nebulização e no combate à dengue.
Cuidados para a nebulização
Vale lembrar que há uma diferença entre a nebulização ambiental e a nebulização costal (que é quando o próprio agente vai até a residência e realiza o procedimento).
Por isso, a VEM orienta que, para a nebulização ambiental, os moradores permaneçam dentro de suas casas. Além disso, pessoas que possuem alergias e animais domésticos, deverão ser mantidas em um cômodo protegido e só poderão circular pelo imóvel depois de meia hora da aplicação do inseticida.
Outra orientação, é que os moradores a deixem as portas e janelas, inclusive às cortinas abertas. Retirem as roupas dos varais, protejam os automóveis, cubram ou retirem roupas de camas e também cubram os alimentos.
Dados da dengue
Conforme o balanço divulgado pela VEM nesta terça-feira (04/04), Prudente possui 6.849 casos confirmados e 3.217 descartados. Há também, já confirmado, 7 óbitos em decorrência da doença.
FOTO: RODOLFO VIANA