Mutirão de combate ao Aedes Aegypti contempla área 1 de Prudente neste sábado

27/06/2019

 

 

Epidemiológica anuncia ainda campanha de conscientização no Jardim Paulista e adjacências

 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informa que neste sábado (29/06), das 8h às 12h, haverá mutirão de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Este será na área 1 e contemplará os bairros Ana Jacinta, Maria Amato, Anita Tiezzi, Monte Carlo, Prudentino e Novo Prudentino.

Durante a realização do mutirão, sete caminhões e demais veículos, juntamente ao auxílio de funcionários, farão o recolhimento de materiais deixados nas calçadas pelos moradores. Para garantir efetividade no serviço, nesta quinta (27) os agentes percorreram os bairros entregando panfletos e instruindo a população local sobre a ação. Nesta sexta (28), a divulgação terá continuidade. Em ambos os dias, tem também carro de som anunciando a iniciativa, bem como proferindo orientações.

Segundo a VEM, todo material em desuso e que pode ser um criadouro do Aedes, deverá ser deixado na calçada para que seja recolhido. Além desses, o órgão informa que móveis velhos, que podem servir como esconderijo de outros vetores e animais peçonhentos, também serão recolhidos. “Já entulhos de construções e podas de árvores não serão coletados”.

O mutirão conta com apoio da ESF (Estratégias de Saúde da Família), bem como das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Sosp) e Meio Ambiente (Semea), e a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).

 

Mais ação – Também no sábado, a partir das 8h30 e em parceria com a Igreja Missionária de Prudente, o órgão realiza uma Campanha de Conscientização para o Combate à Dengue no Jardim Paulista, Vila Geni e bairros adjacentes. A ação terá concentração defronte à igreja, que fica na Rua Nestor Seabra, 275, e seguirá pelos bairros com entrega de material educativo e sacos de lixo para os moradores, a fim que eles descartem materiais inservíveis, como garrafas, vidros, potes, tampas, entre outros.

Segundo a VEM, a intenção é aprimorar a conscientização para a prática preventiva no combate à dengue, isso com a eliminação de potenciais criadouros. O trabalho contará também com o apoio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e terá a participação de bonecos e palhaços.