Matarazzo recebe nesta quarta (12) escuta ativa para construção do Plano Anual de Governo
12/03/2025
Escuta ajudará no mapeamento dos territórios, identificando as necessidades dos municípios, suas especificidades e vocações.
Presidente Prudente recebe nesta quarta-feira, dia 12 de março, às 18h30, no Centro Cultural Matarazzo, uma ação do Governo de São Paulo, uma escuta pública, destinada aos interessados que trabalham com cultura e a atuam no ramo cultural, como artistas em geral e produtores.
O encontro visa ouvir as demandas locais dos trabalhadores da cultura, para decidir como o estado como devem ser aplicados os recursos em editais culturais, para construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos.
O Encontro será realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com o programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (IDG), e visa mapear necessidades do setor cultural e criativo da região.
A entrada é gratuita e não requer inscrição prévia. O programa tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo do estado. O evento será realizado em conjunto com a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
A participação do CULTSP PRO nessa ação será como facilitador da escuta ativa, por meio da aplicação do Laboratório de Futuros, que contribuirá para a construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Além disso, o laboratório ajudará no mapeamento dos territórios, identificando as necessidades dos municípios, suas especificidades e vocações. Com isso, será possível qualificar e direcionar futuros atendimentos formativos voltados aos setores culturais e criativos em diferentes regiões do estado.
O Fomento CULTSP da Secretaria da Cultura de São Paulo é composto pelos recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), ligado ao Governo do Estado, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), proveniente do Governo Federal. A PNAB, instituída pela Lei Federal 14.399/22, visa fomentar a cultura nacionalmente por cinco anos, com repasses da União aos entes federativos de forma continuada até 2027. O objetivo é estruturar o setor cultural no período pós-pandemia, promovendo produções artísticas por meio de editais destinados aos trabalhadores da cultura.
Serviço: O Centro Cultural Matarazzo está localizado na Rua Quintino Bocaiuva, Nº 749, na Vila Marcondes.