ITESP é destaque na MGG Academy na Alemanha

13/03/2023

Programa ofertado pelo Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) país privilegia iniciativas que focam na cooperação global e no desenvolvimento sustentável

A área técnica da ITESP foi destaque no programa Managing Global Governance (MGG) Academy, que fornece uma plataforma inovadora para treinamento, cooperação de conhecimento e diálogo sobre políticas. Esta iniciativa é implementada pelo Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) com apoio financeiro do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ).

O MGG reúne atores de organizações governamentais e não governamentais de importantes potências em ascensão e da Alemanha/Europa para contribuir conjuntamente para a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. O destaque da participação da ITESP neste fórum internacional se dá principalmente pela expertise da fundação na implementação de políticas agrícolas de pequenos produtores. A instituição, inclusive, foi a única empresa governamental de São Paulo a participar do programa de 2022. 

Nesta quarta-feira, 14/03, o funcionário da Fundação ITESP Marcel Artioli apresentou para o diretor executivo da instituição, Guilherme Piai, a estrutura organizacional da MGG ACADEMY e falou sobre os principais assuntos abordados pela empresa pública no último fórum realizado na Alemanha em dezembro de 2022. Marcelo Artioli é analista de desenvolvimento agrário e supervisor do Grupo Técnico de Avaliação e Arrecadação, Coordenador da Unidade Técnica Estadual-SP, do Programa Nacional de Crédito Fundiário - Terra Brasil. 

Com base nesta experiência, Guilherme Piai vai usar essa importante plataforma de troca de experiências para formatar um projeto para captação de recursos internacionais que favoreçam os pequenos agricultores do Estado de São Paulo. 

Sobre o programa

Em um formato de treinamento e diálogo, o programa reúne jovens profissionais europeus bem como oriundos de potências emergentes como o Brasil, China, Índia, Indonésia, etc. O objetivo é desenvolver competências de futuros agentes de transformação dedicados ao enfrentamento dos principais desafios globais. 

Os selecionados recebem uma bolsa de estudo, financiada pelo Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) onde são cobertos gastos com hospedagem, ajuda de custo mensal, despesas de viagem relacionadas ao programa e seguro saúde. 

Após o programa, os ex-alunos tornam-se membros de uma rede internacional de instituições e indivíduos, que busca soluções conjuntas e compartilha boas práticas mundiais. Com isso, os participantes podem retornar às suas instituições após terem desenvolvido competências de liderança e a capacidade de identificar e abordar questões globais de governança e sustentabilidade nas atividades desempenhadas em suas instituições.