Inova Prudente firma parceria com curso de Publicidade da Facopp/Unoeste

26/06/2018

A Fundação Inova Prudente firmou parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente) Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Em reunião realizada nesta terça-feira (26/06), ficou definido que a partir do segundo semestre, através do Projeto de Extensão ‘Vira Galo’, os 26 alunos do 7º semestre começarão a trabalhar nas campanhas de divulgação do Coworking, Estúdio de Youtubers e Laboratório de Realidade Virtual.

Na reunião realizada entre o diretor-presidente da Inova, Bruno José Garcia Carnelóss, o presidente do Conselho Curador, Rogério Alessi, e as docentes da graduação, Fernanda Sutkus e Mariangela Fazano, ficou definido também que o dia 4 de agosto, a partir das 9h, será destinado à imersão dos alunos no projeto da Fundação para entenderem detalhadamente o papel da instituição em Prudente e região.

Para Bruno, é mais uma parceria com uma graduação da Unoeste – uma vez que recentemente os alunos de Design de Interiores realizaram o projeto de mobiliário da Inova –, que vem a contribuir com a Fundação. “Os alunos ganham a oportunidade de realizar um projeto real e, em contrapartida, a Inova ganha projetos inovadores com essas novas cabeças pensantes e criativas que estão surgindo no mercado, que, inclusive, a própria região constrói”, destaca.  

O diretor-presidente acrescenta ainda que em relação ao Coworking, o espaço tem tudo a ver com os alunos. “É um local informal, dinâmico e criativo, tem tudo a ver com a linha de pensamento dos estudantes que terão liberdade para trabalhar e criar o que for necessário para as campanhas de divulgação”.

Conforme Mariangela, a parceria com a Inova enriquecerá o currículo acadêmico e profissional dos alunos. “Isso por conta do perfil da instituição, que trará inovações em todas as esferas possíveis abrangentes a ela. Já ao aluno, fará entender o que é a Fundação e com que isso se dissemine melhor. A escolha do Coworking como objeto de estudo é justamente por ser algo que a cidade e a região ainda não entendem muito bem”, explica.

 

Projeto de Extensão – O ‘Vira Galo’, cujo nome faz alusão à mascote da Publicidade, surgiu de uma iniciativa da graduação para colocar os alunos ligados diretamente ao mercado de trabalho. Segundo Fernanda, é uma metodologia diferenciada das propostas de plano de ensino da Facopp. “Uma metodologia ativa, que utilizamos, onde damos autonomia ao aluno que realiza a imersão em um problema e, por meio dela, encontra a solução”, detalha.

Mariangela complementa ressaltando que os alunos não ficam “soltos no quesito contextual, mas que a medida que apresentam os problemas identificados pós-imersão, os conceitos são apresentados na prática”. “Essa é a diferença do Vira Galo na grade curricular, não é mais um ensino tradicional, rompemos essa barreira”. “Quebramos o paradigma da aula expositiva, ela é sempre prática. A partir de uma prática os alunos buscam a teoria para elencar ambas”, acrescenta Fernanda.

Ainda conforme explicaram, geralmente o perfil do Vira Galo é atender serviço público ou entidade do terceiro setor, “pois sabemos que talvez no mercado de trabalho nem sempre atenderiam esse tipo de público”. “Forçamos o atendimento a esse tipo de segmento para entenderem que não é só o setor privado que pode ser atendido pela publicidade”, finalizaram.