Formação da Undime reúne Dirigentes Municipais de Educação de 40 cidades da região

12/04/2019

 

A Fundação Inova Prudente sediou a formação ‘Aprendizagem Baseada em Equipes’, realizada pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com a Educa. Voltado aos polos de Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Adamantina e Dracena, o encontro contou com aproximadamente 200 educadores entre professores, secretários e técnicos das secretarias de cerca de 40 municípios, bem como os articuladores do Programa de Educação Integral Cidadescola.

Na abertura do evento, realizado nessa quinta-feira (11/04), teve apresentação do maestro e professor do Cidadescola, Luiz Antônio Perez Filho, o Luizão. No período da tarde, a abertura ficou por conta dos alunos da Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida, que participam da Oficina de Percussão do Cidadescola.

Na palestra principal e formação do dia, a professora Nathalie Lousan abordou a aprendizagem baseada em equipes. A programação incluiu ainda palestras de Marialba Carneira, professora e representante da presidência da Undime SP e da Educa, e de Vinícius Freaza, professor e idealizador do Programa de Formação Continuada ‘Sacadas de Professor’.

Marialba e Vinícius aproveitaram a oportunidade para conhecer as oficinas do Inova Kids, acompanhados pelos titulares das secretarias de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, e de Educação (Seduc), Sônia Pelegrini, que também é representante da Undime da macrorregião de Prudente.

Segundo Marialba, o evento teve como objetivo oportunizar a formação continuada com vivências práticas disponibilizadas aos grupos gestores que integram a macrorregião. “[O que foi apresentado] é a metodologia de trabalhar em grupos com os alunos. Tenho certeza que pode trazer ganhos efetivos na implementação da Base Nacional Comum Curricular, que é isso que almejamos, formação continuada e melhoria no rendimento escolar dos alunos. O Brasil precisa avançar e Prudente é um exemplo disso”, pontuou.

Após conhecer todo projeto Inova Kids, Vinícius só teve elogios à iniciativa. Conforme dito, ele pôde ver atividades que “precisam servir de exemplo para muitas cidades do Brasil, pois são assuntos que integram a pauta dos países mais inovadores em educação e já estão presentes na prática educacional de Prudente”.

“Tive um ganho pessoal muito grande. Vi crianças programando com Scratch, trabalhando com sustentabilidade a partir do lixo reciclável, com robótica, realidade aumentada e virtual, química, biologia. Vi crianças que se não estivessem na Inova, provavelmente estariam em situação de vulnerabilidade, e estavam em oficinas de aprendizagem da mais alta qualidade educacional no Brasil”, completou, acrescentando que o Sacadas de Professor e Prudente darão as mãos e produzirão muitos feitos para o país.