Feriado de Páscoa: VEM mantém ações e pede apoio contra a dengue ao morador que for viajar
16/04/2025
Mais de 13 mil casos já foram registrados em Prudente e VEM segue com ações durante o feriado
Neste fim de semana de Páscoa, enquanto muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para descansar ou viajar, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente é clara: antes de sair de casa, cuide do quintal. Com mais de 13 mil casos de dengue no município, o alerta é para que a população não se descuide, mesmo durante esses dias de descanso. A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) manterá as ações de combate ao Aedes Aegypti nestes dias.
A VEM manterá as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, durante o feriado, com nebulização programada para quinta-feira (17/04) e segunda-feira (21/04) a partir das 18h30, sem horário para término. Os bairros que receberão o fumacê são Vila Líder, Vila Flores e Vila Brasil.
Também terá bloqueio e controle de criadouros no bairro Vida Nova Prudente nos dias 17 e 21 (quinta e segunda), e a região do Damha I terá ações de orientação e controle de criadouro serão intensificadas.
“Os moradores dos bairros que receberão a nebulização devem deixar portas e janelas abertas, manter alimentos e água protegidos, e pessoas alérgicas e animais em ambiente fechado por pelo menos 30 minutos após a passagem do fumacê”, explica a supervisora da VEM, Elaine Bertacco.
A supervisora reforça que o fumacê é apenas uma das ferramentas de combate ao mosquito, sendo o cuidado com o próprio quintal essencial para evitar a proliferação de novos focos.
“O tempo está instável, e qualquer acúmulo de água pode se tornar um criadouro. Por isso, quem vai viajar precisa fazer uma vistoria na casa antes de aproveitar o feriadão de Páscoa.. Essa simples atitude pode salvar vidas”, completa Bertacco.
Dados da Dengue
O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (16/04) pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica mostra que a cidade tem confirmados 13.657 casos da doença, 19.810 notificações e 19 mortes confirmadas.