Faixa elevada em frente a EM “Mario Peretti” é solicitada por vereadora

22/04/2023

Durante a sessão ordinária do dia 10 de abril, na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a vereadora Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz pediu a implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres.

A medida foi solicitada para a Escola Municipal de Educação Infantil “Mario Peretti”, localizada na Avenida Carlos Alberto de Arruda Campos, nº 344, no Residencial III Milênio.

Para o pedido, a vereadora levou em consideração que “funcionários, pais de alunos e de pessoas responsáveis pelo transporte de crianças matriculadas na escola [...], solicitam já há muito tempo que o Poder Público Municipal melhore as condições de segurança”.

“A faixa [...] oferece melhores condições de acessibilidade e segurança aos transeuntes nas vias públicas, possibilitando uma melhor visão periférica do ambiente, além de forçar o motorista a reduzir a velocidade”, argumentou.

Ademais, a primeira secretária da Mesa Diretora solicitou a implantação de uma área de lazer entre as ruas Matilde Zacarias, Nelson da Silva Guidio, João Zanuto e Angelo Rigoni, na divisa dos bairros Porto Bello Residence e Parque Residencial São Lucas.

A parlamentar pede as seguintes benfeitorias: iluminação; pista de caminhada; quiosque com wi-fi; construção de calçadas; bancos e mesas de concreto; campo de futebol/vôlei de areia; lixeiras comuns e para coleta seletiva; parquinho infantil com brinquedos adaptados para crianças com deficiência; ATI (academia da terceira idade com aparelhos adaptados para pessoas com deficiência).

De acordo com a vereadora, “a área citada acima, só possui passeio público em parte do seu entorno, e é usada como depósito de lixo e entulho, sendo um [...] foco de proliferação de insetos transmissores de doenças”.

Por fim, a parlamentar cobrou informações sobre solicitações para instalar uma feira livre, feitas por ela em 12 de abril de 2021 e em 16 de maio de 2022, por meio dos requerimentos nº 000806/18 e 04352/18, respectivamente.

A feira seria na Avenida Olívio Brasiliano dos Santos no Jardim Santa Marta ou na Rua Antônio de Freitas Cardoso, na divisa dos bairros Jardim Santa Marta, Jardim Novo Planalto, Jardim Itatiaia, Jardim Brasília e Jardim Planaltina, porém ainda não foi instalada.

“Uma feira livre irá beneficiar, além de milhares de moradores que ainda não possuem uma feira livre próximo de suas residências, muitos pequenos agricultores que terão mais um local para vender a sua produção”, afirmou.

Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz ainda cita que “um dos problemas para a instalação da feira, que era a falta de funcionários, já foi solucionado com a convocação de 10 pessoas que passaram em concursos públicos”.

(Por Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR)