Escola de Governo do Estado ministra aula no 2º encontro do Parlamento Jovem
05/06/2023Gastos do Governo e Impostos e Cidadania serão os temas abordados
O segundo encontro do Parlamento Jovem - Programa Multiplicadores de Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, será realizado em conjunto com a Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo em Presidente Prudente.
Durante o encontro, que ocorrerá no dia 14 de junho, os participantes terão uma capacitação sobre arrecadação de impostos e cidadania, e, em seguida, como são os gastos do governo em todos os níveis, com a entrega de cartilhas ilustradas.
“No primeiro momento, vamos falar sobre os impostos, o que representam, que são a maior fonte de recursos do Estado. E também falamos da importância de ser cidadão no sentido pleno, de exercer seus direitos de forma plena, como os direitos previstos na Constituição e também nossos deveres”, adianta o técnico da Fazenda Estadual Edmar Aparecido da Silva.
O técnico da Secretaria da Fazenda do Estado em Presidente Prudente também explica que no segundo momento os participantes acompanharão como podem ser feitos estes gastos por parte dos gestores públicos. “Falamos sobre os principais gastos em políticas públicas, como estes impostos são aplicados dentro da previsão orçamentária, que seja feito de forma adequada, obedecendo a Constituição e a Lei Orgânica, no caso dos municípios”, acrescenta.
Além de Edmar Silva, os temas também serão abordados pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual Ricardo Hiroshi Idagawa.
Primeiro encontro
O primeiro encontro ocorrerá nessa quarta-feira (7), das 14h às 17h, e será uma mesa redonda entre os Três Poderes a nível municipal. O evento será aberto ao público e também transmitido pelo canal da TV Câmara no YouTube: www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente. Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.
Representando o Poder Judiciário, participará o juiz diretor do Fórum, Dr. José Wagner Parrão Molina. Já em nome do Poder Executivo, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e, pelo Poder Legislativo, vereadores prudentinos.
“A ideia é que possamos debater ideias sobre quais as funções dos Três Poderes para que os adolescentes participantes do programa possam conhecer seu funcionamento de uma forma mais lúdica, do que uma palestra”, pontua o presidente da Escola do Legislativo, vereador William Leite.
Inscrições abertas
As inscrições para o Parlamento jovem estão abertas. Podem participar o programa moradores de Presidente Prudente de 12 a 15 anos de idade, regularmente matriculados e frequentes nas escolas das redes pública e privada da cidade.
O programa será realizado pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude.
O Parlamento Jovem prudentino tem seu escopo em duas etapas. A primeira, com a participação de até 100 jovens, que serão Multiplicadores certificados, e será realizada no mês de junho, com quatro encontros presenciais.
Já a segunda etapa, com os 13 vereadores eleitos para a 1ª Legislatura Jovem, ocorrerá entre os meses de agosto e novembro de 2023.
Para a definição das diretrizes do Parlamento Jovem, estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Tiago Oliveira; e o diretor presidente da Escola do Legislativo, William Leite. Para o programa, também participa da organização o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude, vereador Wellington Bozo.