Escola de Governo do Estado fala sobre impostos e cidadania no Parlamento Jovem

20/06/2023

Encontro na última quarta-feira foi a segunda ação do Programa Multiplicadores de Cidadania

 

A Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo em Presidente Prudente, abordou o tema arrecadação de impostos, cidadania e como são os gastos do governo em todos os níveis, com a entrega de cartilhas ilustradas, durante o segundo encontro do Parlamento Jovem – Programa Multiplicadores de Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal.

A ação foi realizada na última quarta-feira (14) pelo técnico da Fazenda Estadual Edmar Aparecido da Silva, juntamente com o Auditor Fiscal da Receita Estadual Ricardo Hiroshi Idagawa.

Os encontros são abertos ao público e transmitidos pelo canal da TV Câmara no YouTube. Assista no link: www.youtube.com/watch?v=7Kyu02sp-lA

“No primeiro momento, falamos sobre os impostos, o que representam, que são a maior fonte de recursos do Estado. E também falamos da importância de ser cidadão no sentido pleno, de exercer seus direitos de forma plena, como os direitos previstos na Constituição e também nossos deveres”, destacou Silva.

O técnico da Secretaria da Fazenda do Estado em Presidente Prudente também explicou que no segundo momento os participantes acompanharam como podem ser feitos estes gastos por parte dos gestores públicos. “Falamos sobre os principais gastos em políticas públicas, como estes impostos são aplicados dentro da previsão orçamentária, que seja feito de forma adequada, obedecendo a Constituição e a Lei Orgânica, no caso dos municípios”, acrescentou.

Primeiro encontro

O primeiro encontro ocorreu no dia 7 de junho, com uma mesa redonda entre os Três Poderes a nível municipal. Clique aqui, leia sobre como foi o encontro e assista ao debate.

Entre os vereadores prudentinos, participaram o presidente da Casa de Leis, Tiago Oliveira; o diretor presidente da escola do legislativo, William Leite; o presidente da frente parlamentar e 2º secretário da Mesa Diretora, Wellington Bozo; a 1ª secretária, Nathália Gonzaga; e a vice-presidente, Professora Joana D’arc.

Representando o Poder Executivo, estiveram presentes o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches. Já falando sobre a atuação do Judiciário, o diretor do Fórum local, Dr. José Wagner Parrão Molina. E, como convidada, Sabrina Valéria, que, em 2007, foi vereadora mirim e, depois, em 2012 e aos 18 anos, vereadora eleita em sua cidade, Lobato (PR).

Inscrições abertas

Podem participar do Parlamento Jovem moradores de Presidente Prudente de 12 a 15 anos de idade, regularmente matriculados e frequentes nas escolas das redes pública e privada da cidade.

O programa é realizado pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude.

O Parlamento Jovem prudentino tem seu escopo em duas etapas. A primeira, com a participação de até 100 jovens, que serão Multiplicadores certificados, e será realizada no mês de junho, com quatro encontros presenciais.

Já a segunda etapa, com os 13 vereadores eleitos para a 1ª Legislatura Jovem, ocorrerá entre os meses de agosto e novembro de 2023.

As diretrizes do Parlamento Jovem foram definidas em conjunto pelo presidente da Câmara, vereador Tiago Oliveira, o diretor presidente da Escola do Legislativo, William Leite, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude, vereador Wellington Bozo.

Clique aqui, confira as disposições e regras gerais do Parlamento Jovem e inscreva-se ao final do texto.